8 de mai. de 2009

Docas e aeroportos adotam plano para conter gripe suína


Os portos e aeroportos do País garantem estar preparados para aplicar as ações de contingência, no sentido de evitar a entrada do vírus da gripe suína no País. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informou ontem que, em parceria com outros órgãos, garantirá todo um esquema, caso haja a necessidade de entrada em ação.
“O Porto de Santos implantou um plano específico de contingência da gripe aviária, que agora pode ser utilizado no combate à suína”, comentou, ao DCI, Alexandra Sofia Grota, superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Codesp.
A superintendente explicou que o esquema funciona desde o momento em que é dado o alerta pelo comandante da embarcação, de que aguarda autorização para atracar no porto, mas que tem a bordo um passageiro com suspeita de portar o vírus.
A partir daí, a autoridade portuária deve disponibilizar uma lancha para que os médicos se dirijam até o navio a fim de examinar o paciente, e, caso haja necessidade, de removê-lo: “Uma ambulância estará em terra, no aguardo, para levá-lo a uma unidade de saúde indicada”, disse Alexandra.
Em Santos, por exemplo, apesar de o plano ter sido montado em 2006, época do auge da gripe aviária, não houve nenhum caso em que ele tenha sido aplicado, pois não houve necessidade.
O mesmo tipo de procedimento - ou bem parecido -, foi indicado como orientação a todos os portos do País, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que informou à reportagem ter emitido um comunicado a todas a Gerências Gerais de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados, em todos os estados.
De acordo com a Anvisa, as embarcações procedentes de áreas afetadas que apresentem casos suspeitos “receberão o documento de Livre Prática [obrigatório para a entrada da embarcação no porto] a bordo da embarcação, com a inspeção física realizada em fundeio - área em que os navios são autorizados a lançar âncora”, conforme o documento. Os comandantes têm obrigação de fornecer informações detalhadas da ocorrência de anormalidades clínicas a bordo.
Aéreo
Responsável pela administração de 67 aeroportos do País, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirmou estar em consonância com as orientações da Anvisa e que “está pronta para pôr em prática, quando acionada pelas autoridades sanitárias e de saúde do governo federal, os planos específicos de contingência à influenza [gripe, doença viral] em dez aeroportos”, colocou a estatal, em comunicado.
Os aeroportos prioritários, definidos pelo Grupo Executivo Interministerial , do qual a Infraero faz parte, são: Brasília, Campinas, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Outra ação, esta coordenada pela própria Anvisa, é a intensificação do controle sanitário em vôos vindos do exterior, especialmente os provenientes de áreas afetadas e com registro de casos de influenza suína em humanos.
Ficou decidido ainda que, além das aeronaves vindas dos Estados Unidos, do México e do Canadá, também ganharão atenção especial os casos suspeitos de viajantes vindos de Espanha, Reino Unido e Nova Zelândia.
Turismo
A Secretaria de Turismo do México enviou um comunicado de que as viagens a passeio em seu país têm apresentado bom desempenho e fluem normalmente. Por enquanto, não há restrições ou alertas para visitações ao território. O governo mexicano colocou que o Grupo de Controle em Fronteiras está preparado para “providenciar informações relacionadas com o processo” e que todas as embaixadas e escritórios consulares estão informando possíveis riscos.
No primeiro semestre de 2008, transitaram, entre México e Brasil, quase 48 mil passageiros. A maior parte deles, 36 mil, utilizou voos da Aeroméxico.

6 de mai. de 2009

CIRC. 156/2009

Prezados Associados,

Retransmitimos circular da FETRANSCARGA, sobre a realização da X Feira Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, em parceria com os Sindicatos do TRC-RJ, e, em especial, o SINDICARGA.

Marquem esse compromisso nas suas agendas !

X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas

Anotem na agenda: o Rio de Janeiro sediará, nos dias 18, 19 e 20 de agosto próximo, no Hotel Intercontinental, o X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, evento promovido pela Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC), com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT); da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (FENAVEGA) e sindicatos filiados; da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA) e sindicatos filiados - SINDICARGA; SULCARJ; SETCANF; SINDICAMPOS e SETC.

Programação Preliminar (sujeita a alteração)

Dia 18 de agosto

14h00 – Abertura da secretaria e credenciamento
18h00 – Abertura do X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga
18h40 – Entrega do Troféu "O Transportador"
19h00 – Abertura da Feira Automotiva e Coquetel

Dia 19 de agosto

09h00 – Palestra – Especialização de mão-de-obra: formação e certificação de motoristas
10h00 – Coffee break de relacionamento
10h20 – Painel – A crise econômica e o setor de transporte: impactos, tendências e políticas públicas
12h00 – Almoço (Livre)
14h00 – Painel – Transporte multimodal no Brasil: avanços, aplicabilidade e diferencial da empresa competitiva
15h30 – Coffee break de relacionamento
16h00 – Painel – Desempenho logístico no transporte rodoviário de carga: gargalos e projetos de integração
17h30 – Atividades nos estandes da Feira Automotiva

Dia 20 de agosto

09h00 – Painel – A estagnação dos projetos de infraestrutura e seus reflexos no setor de transporte: promessas e performance do PAC
10h30 – Coffee break de relacionamento
11h00 – Palestra – Ferrovias no Brasil: o desafio que o país precisa superar
12h00 – Almoço (Livre)
14h30 – Painel – Abastecimento urbano nos grandes centros: dificuldades, legislação e propostas para minorar problemas
15h30 – Coffee break de relacionamento
15h50 – Continuação do Painel Abastecimento urbano nos grandes centros: dificuldades, legislação e propostas para minorar problemas
17h00 – Encerramento e apresentação das Propostas do X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas
17h30 – Atividades nos estandes da Feira Automotiva