16 de mai. de 2009

Serasa mostra que inadimplência aumentou 8,9% em abril

BRASÍLIA - A inadimplência da pessoa física aumentou 8,9% em abril de 2009, comparado ao mesmo mês de 2008, e chega a 10,8% de janeiro a abril deste ano, em relação a igual período do último ano, de acordo com a pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta sexta-feira (15). O Indicador Serasa ressalta, porém, que as elevações são menores que em março, quando a inadimplência cresceu 16,6% sobre o mesmo período de 2008 e atingiu 11,4% a mais no trimestre de janeiro a março, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Isso porque houve redução de 9,5% na inadimplência da pessoa física em abril, comparado a março.

Foi o maior recuo mensal registrado pela Serasa desde junho de 2006, atribuído em parte ao efeito calendário, pois abril teve 20 dias úteis, contra 22 dias de março.

Além disso, os analistas envolvidos na pesquisa lembram que abril marca o fim do período mais crítico de despesas para o consumidor, às voltas com pagamentos de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e despesas escolares.

Eles concluíram que a inadimplência do consumidor continua crescendo, mas em ritmo menor que nos primeiros meses de 2009, e dizem que a expansão é devida, em grande parte, ao desemprego em elevação, por causa da menor atividade econômica doméstica, provocada pela crise global.

Os pesquisadores da Serasa constataram, ainda, que o maior endividamento de parte da população ocorreu em operações bancárias acima de 90 dias, bem como no uso intensivo do cheque especial e do cartão de crédito, com desequilíbrio do orçamento doméstico.

FONTE http://www.dci.com.br/

14 de mai. de 2009

Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 6,5% -


Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 6,5%
A movimentação de cargas do Porto de Santos cresceu 6,5% no primeiro trimestre de 2009, de acordo com informações do sistema AliceWeb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Esse aumento foi determinado pelo crescimento do volume das cargas de exportação que atingiu 28,2%, com destaque para os embarques de açúcar e de soja em grãos, que atingiram um crescimento superior a 62% e 136%, respectivamente.
Já as cargas de importação apresentaram queda de 27,4%, determinada, principalmente, pela redução nas descargas de adubo (82,1%), hulha betuminosa (21,1%) e trigo (31,2%).

Em termos de valores, os resultados apontam um aumento da participação do Porto de Santos na movimentação da Balança Comercial, que subiu de 25,4% (2008) para 27,7% (2009). Isso ocorreu porque o valor das cargas de exportação movimentadas pelo Porto de Santos apresentou uma redução inferior (17,8%) à verificada no total do país (19,4%).

Leia mais no site do Porto de Santos

BRASPRESS INAUGURA SEIS FILIAIS

A Braspress, gigante nacional que atua na Distribuição de Encomendas, está inaugurando mais 06 (seis) novas filiais localizadas nos estados de Minas Gerais; Paraná; Santa Catarina e Rio de Janeiro, totalizando assim 88 filiais distribuídas pelo Brasil.
As novas filiais instaladas em Poços de Caldas e Pouso Alegre (Minas Gerais); Umuarama e Campo Mourão (Paraná); Chapecó (Santa Catarina) e Macaé (Rio de Janeiro exigiram investimentos da ordem de R$ 1 milhão.
Segundo Urubatan Helou, Diretor-Presidente da Companhia, a ampliação de filiais reforça a malha operacional da Braspress, que é a única transportadora privada brasileira que opera capilarmente por seus próprios meios todo o território nacional.
‘’E o mais importante disso é que atendemos 96% da última milha (last mile) de nossas operações’’, finaliza o Diretor-Presidente da Organização.

12 de mai. de 2009

Emprego na construção civil cresce pelo terceiro mês no país e aumentam as vendas de material de construção


O emprego na construção civil brasileira cresceu 0,87% em março na comparação com o mês anterior, com a abertura de 18.341 novas vagas. O dado é da pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, com base nos dados do Caged/MTE.
Foi o terceiro mês consecutivo de alta no emprego na construção. O resultado eleva para 36.733 o número de novas vagas formais abertas no setor este ano – uma alta de 1,76% na comparação com dezembro. O setor empregava, no fim de março, 2.121.690 trabalhadores no país.
Leia mais no G1