20 de abr. de 2010

Rodoanel atrai centro logístico com aporte de R$ 250 milhões

Rodoanel atrai centro logístico com aporte de R$ 250 milhões

O setor de logística verá no mês de setembro deste ano o surgimento de mais um centro de distribuição e armazenagem para oferecer serviços terceirizados em São Paulo, próximo ao Rodoanel.

Com aportes médios de R$ 250 milhões, além do Parque Logístico Imigrantes, aberto na região na semana passada, agora a empresa Racional Engenharia irá concluir a primeira etapa da construção de seu condomínio logístico, o Centeranel Raposo, que contará com uma área de 180 mil metros quadrados e está localizado no quilômetro 20 da Rodovia Raposo Tavares.

Depois da inauguração do Parque Logístico Imigrantes, na semana passada, que também está localizado próximo ao Rodoanel, em setembro será a vez de o Centeranel Raposo entrar em operação. "Seus 180 mil m² oferecerão às empresas os mais arrojados conceitos de recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, e flexibilidade na locação de espaços", comentou Erika Matsumoto, gerente executiva do núcleo de desenvolvimento de negócios da Racional.

O empreendimento, também irá explorar o complexo Mário Covas, que segundo o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman é uma construção exemplar para o País. "O Rodoanel é um exemplo de construção que reflete os interesses do País, pois somente assim conseguiremos construir uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida para todos", afirmou Goldman semana passada.

Além desta obra, a empresa Racional Engenharia, com 39 anos de mercado, e mais de 500 obras concluídas, já estuda criar um novo condomínio logístico em Campinas (SP) que se chamará Centeranel Viracopos. No entanto, a empresa disse que o projeto ainda é bastante embrionário, e não tem mais detalhes sobre a sua implantação.

A Racional também será a responsável pelo início da reconstrução do Teatro Cultura Artística em São Paulo. Em outros nichos, ela também foi a mentora das obras, em São Paulo, do Shopping Vila Olímpia e da ampliação do Shopping Morumbi, além da Criação da fábrica da Wickbold em Hortolândia, no interior paulista.

Fonte:DCI - SP

Ferroeste terá investimentos de R$ 17 milhões para aumentar a movimentação pela ferrovia

Ferroeste terá investimentos de R$ 17 milhões para aumentar a movimentação pela ferrovia

As duas novas empresas credenciadas - AB Comércio de Insumos, de Santa Terezinha de Itaipu, e Transportadora Binacional, com sede em Foz do Iguaçu - possuem larga experiência nas áreas de logística, agronegócio e comércio e irão realizar suas operações no Terminal de Cascavel, nos próximos dois anos e meio, com investimentos que somam aproximadamente R$ 17 milhões.

Mais duas empresas, a AB Comércio de Insumos e a Transportadora Binacional, vão se instalar no Terminal da Ferroeste em Cascavel. Ambas acabam de ser credenciadas no processo de chamamento público que a ferrovia abriu para atender empresas interessadas em construir silos, áreas de transbordo, e movimentar cargas através daquele terminal.

“A parceria da Ferroeste com os produtores, cooperativas e cerealistas amplia-se a cada dia. As duas novas empresas vão dinamizar ainda mais o nosso Terminal e aumentar o volume de transporte realizado pela nossa ferrovia em pelo menos 200 mil toneladas anuais. Temos uma área total de 1,7 milhão de metros quadrados e vamos continuar cedendo áreas gratuitamente para toda empresa que queira construir às suas expensas instalações de armazenagem provisória e transbordo e firmar conosco contratos de transporte ferroviário de longo prazo. Garantimos regularidade no transporte e tarifas acessíveis, que serão sensivelmente reduzidas quando a Ferroeste não mais depender da concessionária ALL a partir de Guarapuava, o que ocorrerá com a construção do ramal Guarapuava-Paranaguá, previsto para iniciar em 2011 e terminar em 2013”, afirmou na última sexta-feira (16), o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ao anunciar a decisão de credenciar duas novas empresas que se instalarão no Terminal José Carlos Senden Junior, em Cascavel.

“O próximo passo”, diz Gomes, “é a construção de um terminal público de containeres, inclusive frigorificados, para a qual já temos área reservada pelo nosso plano diretor, e que terá início nos próximos meses”

AS NOVAS EMPRESAS - As duas novas empresas credenciadas - AB Comércio de Insumos, de Santa Terezinha de Itaipu, e Transportadora Binacional, com sede em Foz do Iguaçu - possuem larga experiência nas áreas de logística, agronegócio e comércio e irão realizar suas operações no Terminal de Cascavel, nos próximos dois anos e meio, com investimentos que somam aproximadamente R$ 17 milhões. Os recursos serão aplicados nas obras de instalação e sistemas de armazenagem provisória e transbordo. O edital de chamamento previu que as empresas devem iniciar provisoriamente suas operações no prazo de oito meses, a contar da assinatura do contrato de transporte e do termo de permissão de uso gratuito de área no terminal.

AUMENTO NA MOVIMENTAÇÃO - O gerente de logística da AB Comércio de Insumos, Valmir Wiest, informa que a capacidade de armazenamento da empresa no Terminal de Cascavel será de 60 mil toneladas “com possibilidade de ampliação”. Segundo ele, a área do empreendimento é de 50 mil m2. Atualmente, explica, a empresa movimenta 300 mil toneladas por ano, sendo que o novo terminal de transbordo que será instalado na Ferroeste responderá pela movimentação de “no mínimo 100 mil toneladas anuais, devendo chegar a mais”.

O gerente da AB Insumos acredita que o projeto no Terminal da Cascavel deve incrementar os negócios do grupo. “Hoje movimentamos 300 mil toneladas/ano, mas com o terminal poderemos aumentar nossa capacidade porque o investimento, num ponto estratégico como é o Terminal de Cascavel, vai melhorar bastante nossa logística de transporte. Por isso acreditamos muito nesse projeto e na Ferroeste. Estamos também otimistas com a criação da Ferrosul”.

A AB Comércio de Insumo vai investir R$ 15 milhões em obras de pavimentação, construção de escritórios, terminal de transbordo, silos e secadores. A empresa vai ocupar 50 mil m2 de área no terminal e o contrato prevê movimentação inicial de 80 mil toneladas/ano de cargas ferroviárias.

No caso da Transportadora Binacional, o aporte para as novas instalações será de R$ 1,8 milhão. O gerente administrativo, Sérgio Antônio Razeente, disse que a empresa vai ocupar uma área total de 20 mil m2, sendo 3.200 m2 de área construída dentro do terminal. A estimativa da empresa é movimentar até 100 mil toneladas de grãos por ano.

“Hoje o custo rodoviário torna o transporte muito mais oneroso”, afirma Razeente. “Com o suporte da Ferroeste, os custos vão baratear e, além de poder servir melhor os nossos atuais clientes, também iremos prestar serviços para terceiros em Foz do Iguaçu, Cascavel, Paraguai e Argentina”. Segundo o executivo, “a idéia é fazer operações em Ponta Grossa, Porto de Paranaguá e em toda a região Oeste a um custo mais barato. Vamos ter estrutura de armazenamento no Terminal da Ferroeste, o que favorecerá bastante a distribuição”, conclui.

EMPRESAS JÁ INSTALADAS - Atualmente doze empresas já se encontram instaladas no Terminal de Cascavel, ocupando 620 mil m2 dos 1.71 milhão de m2 ocupáveis. O processo público teve como objetivo chamar as empresas interessadas em obter a Permissão de Uso, que é gratuita, nas áreas disponibilizadas pela Ferroeste. “Novas áreas serão colocadas à disposição das empresas que queiram aqui se instalar, respeitado o planejamento estabelecido no plano diretor de ocupação das áreas”, reafirma Samuel Gomes, diretor presidente da Ferroeste.

Para participar do processo, as empresas que foram credenciadas tiveram que comprovar experiência no setor requerido e também que atuam na área de influência da Ferroeste, assim como apresentar anteprojeto de construção para as suas instalações dentro do terminal. O perímetro da área a ser cedida é proporcional ao volume de carga que a empresa está se comprometendo a movimentar pela ferrovia considerando os últimos três anos e tendo em vista quantidades mínimas definidas por ano, distribuída segundo uma programação mensal. “Apoio ao setor produtivo. Esta é a política da Ferroeste, porque é a política do governo do Paraná. Com a Ferrosul, este processo de indução do desenvolvimento econômico e social no interior e de fortalecimento dos nossos portos através do transporte ferroviário será uma política regional dos estados membros do Codesul”, conclui o presidente da Ferroeste.

Fonte:Agência Estadual de Notícias do Paraná

Retrak adquire 30 empilhadeiras a combustão da Still para locação

Retrak adquire 30 empilhadeiras a combustão da Still para locação

Reforçando sua frota de empilhadeiras a combustão para locação, a Retrak Empilhadeiras comprou 30 equipamentos da nova linha CLX25, fabricada pela empresa alemã Still, pertencente ao Grupo Kion.

O modelo usa como combustíveis o GLP ou a gasolina, tem capacidade nominal de carga de 2.500 quilos, elevação até 6 metros, transmissão tipo power shift, iluminação automotiva, rodagem pneumática e desloca lateralmente os garfos.

Lançada em novembro de 2009, a CLX25 é produzida em fábrica do Grupo Still no exterior e é a nova aposta da multinacional para conquistar 20% de participação de mercado no segmento de empilhadeiras a combustão nos próximos dois anos.

O diretor executivo da Retrak Empilhadeiras, Fábio Pedrão, destaca que o design do equipamento contribui para a boa manutenção e fácil operação. É uma empilhadeira ergonômica e funcional: o capô, por exemplo, tem abertura que permite maior espaço para a manutenção. Já as alavancas hidráulicas são de fácil manuseio, a coluna de direção tem ajuste de inclinação e o painel é baixo, facilitando a manobrabilidade e contribuindo para maior produtividade. “Somando-se a isso, o treinamento dos técnicos pelo fabricante, a população de equipamentos e o expertise da Retrak como locador potencializam a soma de esforços, garantindo o sucesso da estratégia do lançamento da empilhadeira.”

Fonte:logweb.com.br

Carreta bate em caminhão, tomba e interdita Trecho Sul do Rodoanel

Carreta bate em caminhão, tomba e interdita Trecho Sul do Rodoanel
Acidente aconteceu no km 58, sentido Régis Bitencourt.
Motoristas enfrentam 3 km de lentidão no local.

Do G1 SP

Uma carreta tombou no início da manhã desta terça-feira (16) na altura do km 58 do Trecho Sul do Rodoanel, sentido Régis Bitencourt, causando a interdição parcial da pista. De acordo com o Centro de Controle Operacional da rodovia, a interdição causava 3 km de lentidão por volta das 7h20.

O acidente aconteceu às 6h10. Antes de tombar, a carreta bateu na traseira de um caminhão que seguia pela pista. Os dois motoristas tiveram ferimentos leves e foram socorridos por ambulâncias da Dersa, concessionária responsável pela via, e do Corpo de Bombeiros.

Por causa da batida, o caminhão, que carrega um produto químico inflamável, sofreu um pequeno vazamento. Por isso, bombeiros e equipes da concessionária estão no local.