10 de mai. de 2010

Bovespa abre em forte alta nesta segunda-feira

Bovespa abre em forte alta nesta segunda-feira

Da Redação – Depois de uma semana tensa, onde os mercados do mundo inteiro amargaram perdas, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu hoje (10) em forte alta. Neste momento o Ibovespa acumula ganhos de 4,92%, aos 65.961 pontos e com volume total negociado de R$ 698.290.512,00. As maiores altas são COSAN ON NM, TELEMAR ON e LOJAS AMERIC PN.

Vale ressaltar que a tranquilidade na Europa e bancos centrais ao redor do mundo retêm o olhar do investidor nesta manhã.

Fonte:Jornal do Comércio

Ações europeias têm seu melhor dia desde resgate do Citigroup

Ações europeias têm seu melhor dia desde resgate do Citigroup

Sílvio Guedes Crespo/Agência Estado

As ações de empresas da Europa operavam nesta manhã com a maior alta desde novembro de 2008, quando o governo dos Estados Unidos socorreu o Citigroup, observa o site do Financial Times.

Por volta das 9h20 (de Brasília), o FTSEurofirst 300, indicador que reúne ações de companhias europeias, subia 6,3%; o FTSE 100 (da bolsa de Londres) avançava 5%. O site do jornal espanhol El País destacou que a bolsa de Madri saltava 13%, com os papéis dos bancos Santander e BBVA tendo chegado a marcar alta de mais de 20%.

Na madrugada desta segunda-feira, a União Europeia [UE] anunciou a criação de um fundo com 750 bilhões de euros destinado a socorrer países da região com problema de endividamento. São 500 bilhões de euros vindos da zona do euro e 250 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Analistas

“O pacote de ajuda é música para os ouvidos dos investidores, e a reação tem sido rápida e positiva.” Joshua Raymond, da City Index, ao Wall Street Journal.

“O mecanismo de estabilização [o fundo criado pela UE] torna possível financiar a emissão quase total dos títulos dos governos na zona do euro pelo resto do ano [o total requerido somaria 550 bilhões].” Analistas do banco Den Danske, no Financial Times.

“Enquanto isso [o fundo da UE] ajuda a ganhar uma quantidade considerável de tempo, não resolve a questão de se o pacote de austeridade acordado com a Grécia será concretizado.” Marc Ostwald, da Monument Securities, ao Financial Times.