19 de jun. de 2010

1º Encontro Regional do Transportador Rodoviário de Cargas 2010


O ano de 2009 foi um grande desafio para a economia mundial, mas, com certeza, o foi para os Transportadores Rodoviários de Carga, que sofreram, inclusive, com o estabelecimento de diversas regulamentações editadas pelos poderes executivos - estadual e municipal - do Estado do Rio de Janeiro, e que alteraram as logísticas e as operações de abastecimento urbano na grande metrópole. Adicione-se a esse tempero as questões acerca do roubo de cargas e das precárias condições das pistas de rolamento, que acabam por elevar os custos nas operações de transporte.


Estimulados a transformar a nossa Entidade como fomentadora de tecnologia e informação, bem como estabelecermos um fórum permanente de discussões, o SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, que congrega esse importante setor empresarial no âmbito de 31 municípios do nosso Estado, tem a iniciativa de promover o 1º Encontro Regional do Transportador Rodoviário de Cargas 2010 que contempla um evento com diversas atividades no dia 23/06/2010.


Os temas que serão apresentados neste evento, de forma objetiva, tem o foco no estímulo do intercâmbio de informações e legislações, otimizando processos e práticas internas, além da segurança do trabalho e meio ambiente entre as empresas transportadoras e seus principais fornecedores.

14 de jun. de 2010

Obra da Cedae ainda não concluída complica trânsito no Maracanã

Obra da Cedae ainda não concluída complica trânsito no Maracanã

Técnicos da empresa fecham buraco aberto por estouro de tubulação.
Tráfego também é intenso na Avenida Atlântica, em Copacabana.

Do Bom Dia Rio

Motoristas enfrentam trânsito engarrafado na Avenida Radial Oeste, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (14). A obra para fechar o buraco aberto pelo estouro de uma tubulação da Cedae no acesso da Avenida Professor Manuel de Abreu à Avenida Radial Oeste, no sentido Centro, em frente ao portão 16 do Maracanã, ainda não foi concluída e segundo a CET-Rio. A via continua interditada.

Inicialmente, os trabalhos estavam previstos para serem concluídos durante esta madrugada. Mas segundo técnicos a concretagem do buraco ainda não secou. CET-Rio e Guarda Municipal estão no local para orientar os motoristas.

O trânsito está sendo desviado para a Rua Radialista Waldir Amaral, Rua São Francisco Xavier e Avenida Radial Oeste. O tráfego pela pista central da Avenida Radial Oeste, em direção ao Centro, está bastante intenso. Para fugir do engarrafamento, motoristas podem optar por seguir pela Avenida Visconde de Niterói. Na Avenida Maracanã, no sentido Centro, motoristas já encontram retenção. Na Praça da Bandeira, o trânsito flui sem maiores problemas.

Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, o trânsito é intenso nas Avenidas Ayrton Senna e Armando Lombardi. Motoristas enfrentam um pouco de retenção na saída do bairro em direção à Zona Sul.
Na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul, há trânsito intenso.

Também é intenso o fluxo de veículos na Avenida Presidente Vargas, no Centro, em direção à Candelária.

Na Avenida Brasil, um caminhão enguiçado na pista Centro, no sentido Centro, na altura da Penha, no subúrbio, deixa o trânsito com retenções no local. No restante da via, segundo a CET-Rio, o tráfego flui intenso, mas sem problemas. Na Linha Vermelha, o trânsito não apresenta retenções.

Na Ponte Rio-Niterói, há engarrafamento nos acessos por causa do excesso de veículos. Na descida do vão central, o trânsito flui lentamente. Na chegada ao Rio, há retenções no acesso ao Viaduto do Gasômetro.

Portos da Bahia estão com demanda saturada

Portos da Bahia estão com demanda saturada

Cerca de 40% das cargas que chegam ou são embarcadas a partir da Bahia percorrem até 3.000 km (como ir de São Paulo a São Luís, no Maranhão) antes de entrar ou sair do Estado.

A origem ou o destino são o Sul e o Sudeste, já que os portos do Estado não têm mais capacidade para atender o nível de atividade atual.

A Bahia também está se tornando uma nova fronteira de exploração mineral (além de agrícola), o que só agrava o quadro de saturação.

"Para atender à demanda na Bahia são necessários inúmeros investimentos", afirma Paulo Villa, da Usuport, que reúne os usuários dos portos da Bahia.

No caso do porto de Salvador, há uma obra de R$ 381 milhões com verba do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para completar uma via de 4.300 metros, com túneis e vários viadutos, que pretende ligar a BR-324 diretamente à área de embarque – desafogando parte do centro da cidade.

Mas Villa afirma que também seriam necessários novos investimentos para ampliar a capacidade do porto.

Na BR-116, principal rodovia de acesso ao Sul e ao Sudeste, cerca de 90% do tráfego é de caminhões. Principalmente com cargas que não podem sair direto da Bahia.

Fonte:Folha de São Paulo