28 de dez. de 2009

Expansão de portos no Rio terá R$ 570 milhões

Fonte:
Valor Online
28/12/2009


Três terminais do porto do Rio - MultiRio e Multicar, ambos do grupo Multiterminais, e o Terminal 1, da Libra, - têm projetos de expansão, com investimentos totais de R$ 570 milhões, para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e automóveis a partir de 2011-2012. As ampliações, que ainda precisam ser aprovadas pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vão permitir aos terminais melhorar a operação e acompanhar o crescimento dos navios.

Os terminais querem estar preparados para receber de forma simultânea mais de um navio de grande porte, acima de 300 metros de comprimento. As expansões se apóiam na lógica de que é preciso adequar os portos ao crescimento das embarcações, uma tendência mundial. Quando os terminais foram privatizados, nos anos 90, os navios porta-contêineres eram bem menores. Essa situação faz com que hoje os navios superem, em alguns casos, o comprimento do berço para atracação.

"Se formos mais rápidos, eficazes e produtivos, podemos aumentar o número de contêineres movimentados por este porto", diz Ricardo Arpen, diretor-geral da Libra no Rio. A Libra prevê investir R$ 270 milhões, entre obras, equipamentos e sistemas, para aumentar a capacidade de movimentação do terminal da empresa no Rio de cerca de 320 mil TEUs por ano (contêiner equivalente a 20 pés) para 700 mil TEUs, expansão de 118%.

A Libra tem hoje 545 metros de cais no porto do Rio, extensão que será acrescida em mais 365 metros em duas etapas. Na primeira, até 2011, a empresa planeja acrescentar 120 metros de cais e ganhar mais 40 mil m2 para estocagem de contêineres. Na segunda etapa, até 2014, a ideia é ter mais 245 metros de cais, totalizando 910 metros. A Libra contratou a empresa Z3M para fazer um estudo que servirá de base para a negociação do projeto de expansão com a Companhia Docas do Rio. "A previsão é que o trabalho fique pronto em janeiro para então iniciar as discussões com Docas", disse Arpen.

Luiz Henrique Carneiro, presidente da MultiRio, disse que as negociações com Docas apontam para uma configuração que permitirá à empresa ter capacidade de movimentar um milhão de TEUs por ano, aumento de 40% em relação aos 720 mil TEUs de capacidade atual. "Significa que estaremos preparados para fazer cinco vezes e meia a mais do que movimentados hoje", diz Carneiro. Em 2009, o MultiRio deve movimentar 180 mil TEUs.

Segundo Carneiro, a Multicar, empresa do grupo que movimenta automóveis, vai construir um edifício-garagem que permitirá liberar área para a MultiRio. Na primeira fase, o edifício terá capacidade para 330 mil veículos e, mais adiante, para 450 mil. Juntas, MultiRio e Multicar devem aumentar sua área de cais de 713 para 1.160 metros. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões, entre equipamentos e obras civis, e a previsão é ter o projeto pronto no segundo semestre de 2012. O grupo pede também a renovação do período para exploração do terminal, que vai até 2048. "É uma forma de dar segurança jurídica para permitir a amortização do investimento", disse Carneiro.

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