26 de jun. de 2009

Tata Motors registra primeiro prejuízo anual em oito anos

FONTE REUTERS

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MUMBAI - A Tata Motors, principal fabricante de veículos na Índia, anunciou nesta sexta-feira o primeiro prejuízo anual em pelo menos oito anos, atingida pela desaceleração da demanda e por perdas nas unidades Jaguar e Land Rover que comprou em 2008.

A companhia, que controla 60 por cento do quinto maior mercado de caminhões e ônibus do mundo, registrou prejuízo líquido consolidado de 25,05 bilhões de rúpias (520 milhões de dólares) até março de 2009, contra lucro líquido de 21,68 bilhões de rúpias um ano antes.

As vendas líquidas subiram para 703,70 bilhões de rúpias, ante 354,09 bilhões de rúpias. Os números não são comparáveis, já que os do ano anterior não incluem as unidades Jaguar e Land Rover, bem como alguns outros ativos comprados pela companhia e vendidos durante o ano.

Uma brutal recessão global enfraqueceu as vendas de carros, principalmente veículos de luxo e utilitários esportivos, causou o colapso de duas das três principais montadoras norte-americanas em recessão e deve acentuar ainda mais o prejuízo da Toyota Motor.

STF decide pela proibição da entrada no país de pneus remoldados de qualquer origem

Fonte:
Agência Câmara
25/6/2009


O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu ontem, em sessão plenária, a importação de pneus remoldados de qualquer origem. A decisão foi tomada com oito votos favoráveis e apenas um contrário, o do ministro Marco Aurélio Mello. Essa foi a segunda sessão do STF realizada para tratar da questão.

A decisão era esperada desde 2006 pelo governo federal e permitirá que o Brasil cumpra decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC), que havia fixado a data de 17 de dezembro de 2008 como prazo para que o governo brasileiro vetasse totalmente a importação de pneus remoldados ou abrir seu mercado à entrada desse tipo de produto de qualquer país.

Por questões ambientais e de saúde pública, o governo brasileiro proibiu a importação de pneus remoldados da União Européia. No entanto, desde 2003, por força de decisão do Tribunal Arbitral do Mercosul, o Brasil é obrigado a aceitar a importação desse tipo de produto dos países que integram o bloco econômico. Liminares judiciais também vinham autorizando a entrada de pneus remoldados no país.

A União Européia decidiu, então, questionar a postura brasileira na OMC. O órgão autorizou o país a manter a proibição desde que também fossem suspensas as importações do produto dos países do Mercosul e a entrada do material importado, permitida por decisões judiciais.

O Brasil reduziu, então, as cotas de importação do Uruguai e do Paraguai, depois de fracassar nas negociações com os sócios do Mercosul para chegar a um regime comum para a comercialização de pneus remoldados. As cotas - de 84 mil unidades do Uruguai e de 82 mil do Paraguai – deveriam ser suspensas em 30 de abril, mas o prazo para o cumprimento da medida foi prorrogado até 30 de junho pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Com a prorrogação, o governo pretendia ganhar tempo até a decisão do Supremo sobre a entrada de pneus remoldados no país. Constitucionalmente, as normas em vigor proíbem esse tipo de importação.

A ação pedindo que se declarasse a constitucionalidade das normas foi proposta pela Presidência da República em 2006, por meio de um instrumento jurídico chamado Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). A ação foi a plenário pela primeira vez no dia 11 de março.

Na ocasião, a ministra relatora da ação, Cármen Lúcia Antunes Rocha, votou pela procedência parcial da ADPF. Ela declarou válidas as normas que proíbem a importação de pneus usados e considerou inconstitucionais as decisões judiciais que contrariam tais normas.

A ministra excluiu da proibição apenas os casos em que há decisão com trânsito em julgado, quando não cabe mais recurso, derrubando, assim, todas as liminares que autorizam tais importações.

Acostamento pode virar faixa extra na Rio-Santos

Fonte:
O Estado de S. Paulo
25/6/2009


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou estudos sobre uma possível ampliação da Rodovia Rio-Santos (trecho paulista e fluminense da BR-101). A estrada, uma das mais movimentadas do País, principalmente em feriados, hoje tem pista simples em praticamente toda sua extensão. O que está em análise, segundo o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, não é a duplicação da rodovia, que fica à beira-mar, mas a transformação do acostamento em pista. A adaptação aumentaria de dois para quatro o número de faixas. O DNIT também estuda a construção de uma rodovia para ligar Angra dos Reis a Resende, no Rio.

25 de jun. de 2009

CIRC. 240/2009

RFB - DIPJ 2009 - Versão 1.1

Aprovação

Ato Declaratório Executivo COORDENADOR-GERAL DE TECNOLOGIA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - COTEC nº 5 de 18.06.2009
http://www.fiscosoft.com.br/images/pixel.gif
D.O.U.: 19.06.2009



Aprovada a versão 1.1 do Programa Gerador da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ 2009, para retirar as mensagens de erro, relacionadas abaixo, que impediam a gravação da declaração para entrega à RFB, quando o declarante selecionava a opção 'Inclusão no Simples':

a) "Não informado se a Pessoa Jurídica está sujeita à alíquota da CSLL de 15%"; e

b) "Não informado se a Pessoa Jurídica é optante pelo RTT - Regime Tributário de Transição, previsto na MP 449/2009".
As declarações retificadoras a serem entregues a partir de 19 de junho de 2009 deverão utilizar esta versão do PGD.

22 de jun. de 2009

Mercado piora previsão econômica e corta Selic para o ano

SÃO PAULO - O mercado financeiro piorou ligeiramente sua previsão para a economia e cortou o prognóstico para a taxa de juro neste ano, depois do Banco Central ter optado neste mês por uma redução da Selic mais forte que a esperada pela maioria, segundo relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 22.


A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 passou de uma queda de 0,55% na semana anterior para uma retração de 0,57%. O cenário para 2010 foi mantido, apontando crescimento de 3,5%.



A estimativa para a taxa Selic no fim deste ano caiu de 9% para 8,75%. Neste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar a taxa em 1 ponto porcentual, para 9,25%, sendo que a maioria das previsões do mercado apontava corte de 0,75 ponto. Para o fim de 2010, o Focus apontou uma Selic de 9,25%, cenário superior ao da semana passada, de 9,14%.



A expectativa para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve ligeiro ajuste, de 4,39% na semana passada para 4,40%, e para 2010 manteve-se em 4,30%. Os dois números estão abaixo do centro da meta perseguido pelo governo, de 4,50%.



O cenário para o câmbio no fim deste ano permaneceu em 2 reais e para o fim do próximo caiu de R$ 2,10 para R$ 2.

FONTE http://www.estadao.com.br

Caminhões ficaram 0,26% mais baratos em mai

Fonte:
Agência Auto-Informe
22/6/2009


Com uma queda de 0,26% no mês passado, o preço do caminhão zero quilômetro acumula uma redução de 2,73% no ano, conforme pesquisa da Agência Autoinforme feita com base na cotação de preços da Molicar.

Foi a terceira queda mensal seguida este ano. A maior queda foi registrada em março, com - 2,44%. Os caminhões da Agrale foram os que mais caíram de preço no mês, com uma retração média de 3,63%, e, portanto os grandes responsáveis pela queda do mercado.

Os caminhões da Volkswagen também apresentaram queda significativa: - 1,68%, enquanto a Mercedes-Benz registrou - 0,4%.

Ford, Iveco-Fiat, Scania e Volvo mantiveram os preços estáveis em maio. Nenhuma marca teve aumento de preço no mês.

CIRC. 238/2009 - Nova Parceria SINDICARGA x PREVECONT

CIRC. 238/2009



Rio de Janeiro, 22 de junho de 2009.

Prezados Associados,


Temos a satisfação de anunciar mais uma parceria que viabilizará melhorias e o fortalecimento das Empresas do seguimento de Transporte Rodoviário de Cargas no Rio de Janeiro.

Firmamos convênio com a empresa Prevecont, especializada em sistemas de gestão para a atividade de Transporte Rodoviário, para oferecer serviços que propiciarão a redução e eliminação de desperdícios, cumprimento da legislação pertinente, atendimento aos requisitos dos clientes e a obtenção de certificações(ISO 9001), aprovações (SASSMAQ) e licenças diversas.

Indicamos abaixo os serviços oferecidos aos associados do Sindicarga: