1 de abr. de 2010

Iveco desenvolve novo caminhão com a ajuda do cliente

Iveco desenvolve novo caminhão com a ajuda do cliente

O mais recente lançamento da Iveco no Brasil, o Stralis NR (fotos, divulgação), foi projetado com a participação dos clientes da marca. Para desenvolver o caminhão, a montadora realizou uma abrangente pesquisa, que incluiu frotistas, autônomos, concessionários e até fabricantes de implementos, além de testar versões dos veículos com cerca de 50 clientes.

Desenvolvimento - O projeto do Stralis NR começou a ser desenvolvido pela Iveco logo após o lançamento da segunda geração da linha no Brasil, em 2007. De acordo com a montadora, uma nova tendência na matriz de transporte no país começava a se firmar: um mercado focado nas carretas simples de três eixos passava a usar, em maior escala, os bitrens e rodotrens de 57 e 74 toneladas; a carreta de três eixos espaçados “vanderleia”, de 53 toneladas, tornou-se mais popular; e surgiram novas aplicações destinadas aos cavalos mecânicos de configurações 6x2 e 6x4; mudanças estas, segundo a empresa, que pediam modificações nos produtos - especialmente novas motorizações.

Para o desenvolvimento do novo caminhão, a Iveco realizou pesquisas do tipo QFD (Quality Function Deployment) com pequenos e médios frotistas, autônomos, concessionários e fabricantes de implementos. “Esta pesquisa reuniu uma grande base de dados, que foi a fonte de desenvolvimento do novo produto”, lembra o engenheiro Luciano Cafure, gerente da plataforma de veículos pesados da Iveco, responsável pelo projeto NR.

Na pesquisa com os principais implementadores do segmento no Brasil, segundo Cafure, foi discutida a evolução do mercado de reboques e semi-reboques e seu direto impacto nas configurações dos cavalos mecânicos. “Realizamos esta detalhada pesquisa de campo com cerca de 50 clientes, ouvindo seus desejos e suas recomendações. Nossa força de vendas também foi ouvida, que contribuiu muito trazendo informações valiosas de todos os cantos do Brasil”, acrescenta. “Tivemos muita persistência e trabalho duro para interpretar esses desejos e transformá-los em um produto competitivo, seja do ponto de vista técnico seja em um mercado cada vez mais exigente e sofisticado como o nosso”, reforça Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.

Passada a fase de pesquisa, cerca de 50 clientes testaram modelos modificados, especialmente nas regiões Sul (conjuntos bitrem e rodotrem em topografia acidentada, que exigem altas curvas de potência e torque), e Centro-Oeste (aplicação severa de bitrem graneleiro). No total, a montadora promoveu mais de 2 milhões de quilômetros de testes em todo o país, o maior teste de campo da história da Iveco do Brasil, segundo Mastrobuono.

Resultados - Um dos resultados da pesquisa da Iveco com os clientes para o desenvolvimento do novo Stralis é o tanque de alumínio de até 900 litros, que passou a ser oferecido como opcional na linha. De acordo com a montadora, o acessório atende às transportadoras que preferem abastecer em suas garagens para um gerenciamento mais efetivo da frota, evitando que seus profissionais fiquem expostos a roubos na estrada.

Outro é o “Frota Fácil”, sistema de telemetria aberta disponível como opcional em todas as versões do Stralis NR. Segundo a empresa, o produto atende a três grandes necessidades surgidas na pesquisa de desenvolvimento do novo caminhão: liberdade de acesso aos dados da telemetria do caminhão para gerenciamento da frota; sistema aberto, não vinculado a um único provedor de serviços, deixando para os clientes a escolha daquele de sua preferência; e um sistema integrado ao caminhão afim de evitar o retrabalho de adaptação feito hoje pelas empresas prestadoras de serviço, para obter as informações de telemetria.http://www.google.com.br/search?num=50&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=MOO&tbo=p&rls=com.ubuntu%3Apt-BR%3Aunofficial&tbs=qdr%3Am&q=noticias+mercedes+bens+&meta=&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Trabalho - No total, o projeto do Stralis NR envolveu 110 engenheiros do Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco de Sete Lagoas (MG) e fornecedores, ao longo de 18 meses de trabalho. “O projeto, do ponto de vista de desenvolvimento, foi um investimento de cerca de R$ 30 milhões”, revela Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Depois de tantos anos nessa indústria, depois de tantos projetos, eu, pessoalmente, posso olhar para o Stralis NR e dizer que estamos testemunhando um dos mais completos trabalhos de engenharia automotiva já realizados no Brasil”, ressalta o diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.

Para Mastrobuono, o novo Stralis NR é fruto de tudo aquilo que os clientes esperam de um caminhão extrapesado. “A Iveco queria fazer do cliente um protagonista na criação do novo caminhão”, conta. “A Iveco colocou os interesses dos clientes como prioridade no desenvolvimento dos novos Iveco Stralis NR”, completa o presidente da Iveco Latin America. “O projeto do Stralis NR partiu das aspirações e necessidades do cliente, que se materializaram num produto que não temos receio em afirmar que o melhor do seu segmento”, conclui Mazzu.

Mazzu: “investimento de cerca de R$ 30 milhões”
Fonte:www.canaldotransporte.com.br

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