7 de jun. de 2010

CPFL atesta preocupação com mobilidade

De acordo com a CPFL Energia, atualmente, os prejuízos causados pelo aquecimento global custam, em média, 20% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. E com o objetivo de reduzir essa porcentagem, o Brasil se comprometeu em diminuir sua emissão de gases que contribuem para o efeito estufa em aproximadamente 39%, até 2020.

Nesse sentido, a CPFL decidiu dar a sua contribuição com o desenvolvimento de carros movidos à eletricidade, que reduzem de forma significativa o impacto negativo ao meio ambiente. Durante a décima edição do Michelin Challenge Bibendum, a marca apresentou dois protótipos com essa finalidade. Um deles é o VE de alumínio.

Fabricado pela Edra, parceira da empresa, o veículo funciona com baterias de lítio; construído com chassi de alumínio, é mais leve e, segundo a fabricante, mais eficaz energeticamente. O carro transporta até 400 quilos de carga e é indicado para entregas de pequeno porte nos centros urbanos das grandes cidades.

Conforme as características descritas pela fabricante, o VE é mais eficaz que os veículos de motores a combustão, em razão do consumo de combustível apenas quando em movimento. Com velocidade máxima de 80 km/h, a carga completa do carro tem duração de cinco horas e permite uma autonomia de até 100 quilômetros.

Diferencial

O VE permite a frenagem apenas ao tirar o pé do acelerador, o que é chamado de frenagem regenerativa. (Além desta, existe a frenagem convencional, com a pisada no pedal do freio mecânico). A frenagem regenerativa permite que o motor passe a aproveitar a energia liberada pelas rodas ainda em movimento para o recarregamento das baterias. Nesse caso, o motor inverte a sua função e começa a trabalhar como um gerador de energia.

Th!nk City

Durante o evento voltado para o debate de soluções em prol da sustentabilidade do transporte urbano, a CPFL também exibiu o Th!nk City, um veículo elétrico urbano. Equipado com airbag e freios ABS, o Th!nk está sendo testado no País com exclusividade.

O motor elétrico é refrigerado a água e alcança 100 km/h, com autonomia de 120 quilômetros com a bateria totalmente carregada.

Fonte:Webtranspo

Nenhum comentário:

Postar um comentário