4 de jun. de 2009

Sistemista inova com departamento autogerenciável

Pensando na otimização de suas operações, a ArvinMeritor acertou contrato com o Mercado Eletrônico – empresa que atua no ramo de transações entre empresas pela internet – para promover as compras de materiais indiretos, tornando o departamento de compras autogerenciável, reduzindo o tempo e os recursos investidos em suas operações comerciais.

A parceria entre as empresas começou em junho de 2006, quando foi adotado, pela primeira vez, o e-procurement e o leilão reverso para adquirir material indireto (GLP, frete marítimo, aço, rolamentos, ferramentas, embalagens e material de escritório), e seguiu com leilão direto para a venda de sucata.

“Em mais de dois anos e meio, o Mercado Eletrônico adquiriu milhares de itens (produtos e serviços de materiais indiretos), comprou cerca de R$ 120 milhões e economizou aproximadamente 5% no valor total das aquisições para a companhia. Além disso, por meio do leilão direto, vendemos aproximadamente R$ 40 milhões em sucata nesse período”, lembra Helington Pimenta, supervisor de compras da ArvinMeritor.

"Com o outsourcing, o e-procurement e os leilões direto e reverso, agilizamos a compra de produtos e serviços, conhecemos outros fornecedores no mercado com especificações bem definidas e, ao mesmo tempo, conseguimos redução no preço”, revela Pimenta.

O processo utilizado anteriormente à parceria dava muita “mão de obra”, pois para assegurar a negociação, era preciso contatos via fax, telefone e e-mail. Agora, todo o processo pode ser realizado via o portal do Mercado Eletrônico, reduzindo o tempo gasto em 15%.

Modernização – Além do contrato com o ME, outros serviçoes estão sendo implantados na ArvinMeritor: gestão de contratos, gestão de fornecedores, catálogo eletrônico, Vendor Managed Inventory (permite o gerenciamento das previsões de demanda com base em histórico de vendas e controle de estoques) – ferramenta que controlará o envio de aço para o México – e, ainda, o e-procurement para a compra de materiais diretos.

FONTE TRANPONLINE http://editorialrq.com.br/novo/noticias.php?id=118

Nenhum comentário:

Postar um comentário