13 de jul. de 2009

Integração abre vias na área de logística

Fonte:
Folha de S. Paulo
13/7/2009


O setor de logística passa atualmente por uma fase de maturação que abre oportunidades em diversos nichos de mercado a pequenas e médias empresas, desde que elas consigam agregar valor aos serviços.

Para faturar nessa área, é fundamental conhecer alguns segredos. O principal, avalia Peter Fernandes Wanke, professor do Coppead-UFRJ (Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), é ter serviços integrados e embutir inteligência no negócio.


Proporcionar serviço personalizado aos clientes também denota um importante diferencial entre os pequenos, visto que os grandes só conseguem atender dentro dos modelos preestabelecidos de atuação, diz Marco Antônio Neves, di- retor da TigerLog (empresa de consultoria em logística).


A busca pela especialização em determinados segmentos -principalmente aqueles de alto valor agregado- é o caminho para uma valorização crescente da marca da operadora logística, complementa Neves.

Oportunidades


Com base na experiência adquirida como operador logístico em grandes companhias, Acácio Joari Belli resolveu abrir, há dois anos, a Netlog.


Com uma frota de duas motos, dois carros e um caminhão, afirma conseguir atender diversos clientes utilizando a modalidade de carga fracionada, em que um mesmo caminhão leva produtos e documentos de clientes diversos.


Belli assegura que se adaptar à necessidade de cada cliente é a chave para conquistar confiança e credibilidade, caminho para obter mais serviços. "Para fazer isso, às vezes é necessário oferecer mais que logística."


Montar, embalar e etiquetar produtos de um de seus contratantes foi a via encontrada pela empresa de logística Slonzon com o intuito de fidelizar parcerias comerciais. Essa tática funciona, segundo Sandro Ribeiro, diretor comercial da empresa, porque isso diminui o custo de produção do cliente.


Baixar os custos de operação e tornar-se atraente aos olhos da indústria é crucial para os pequenos e médios conseguirem fechar contratos. "Com perda no volume de vendas, a briga recai nos preços", enfatiza Junior Cavalca, diretor da Divelog, empresa especializada em soluções em logística.


Para Cavalca, a ponta do processo no mercado de logística é a lacuna a ser preenchida. Isso significa a entrega porta a porta e a segmentação de serviços. "O mercado está mais exigente. Ganha quem coloca o produto no mercado com preço justo."

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