15 de jul. de 2009

Transportadoras tentam elevar frete

Fonte:
Valor Econômico
15/7/2009


As principais linhas de transporte de contêineres que servem a rota que cruza o Oceano Pacífico, entre a Ásia e os Estados Unidos, pretendem aumentar seus fretes e renegociar os contratos recentes, para evitar sofrer o que elas classificam de prejuízos substanciais.

Os 14 membros do Transpacific Stabilisation Agreement (TSA) disseram que as companhias de navegação acertaram uma "diretriz voluntária" para um grande aumento de US$ 500 no transporte do contêiner padrão de 40 pés, que representa um aumento de 50% sobre as taxas atuais.


Além disso, as companhias pretendem aumentar as cotas sobre combustíveis e poderão acrescentar sobretaxas de pico de estação para tirar vantagem de um esperado aumento dos embarques de carga em julho e agosto, período em que os EUA formam estoques para as férias escolares e gerais e para o fim do ano. "Em certos casos, as companhias terão de renegociar com as transportadoras contratos que não previram alguns dos ajustes temporários dos fretes", informou o grupo.


No entanto, alguns observadores do setor duvidam que o TSA conseguirá todos os seus intentos. "O TSA é um grupo de consultoria ao setor e tem pouca influência sobre o que as companhias de transporte negociam com os clientes a portas fechadas. A exigência de renegociação dos contratos também levanta muitas questões legais e não consigo ver grandes clientes como o Wal-Mart ou a Sony concordando com isso", disse um profissional do setor em Cingapura.


O TSA alegou que a medida drástica é necessária para impedir "uma deterioração das receitas que acabaria levando a uma redução do número de companhias operando". O grupo disse que houve uma queda média na receita de US$ 1.000 a US$ 1.200 por contêiner de outubro a maio.


A união das linhas de transporte de carga é uma tentativa de acabar com uma guerra de preços provocada por uma queda de 20% na demanda e o excesso de capacidade que reduziu as taxas de embarque para US$ 900 por contêiner na rota Hong Kong - Los Angeles, contra mais de US$ 2.000 um ano atrás. O TSA representa as principais linhas de transporte de carga através do Pacífico.

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