27 de ago. de 2009

Bolsas europeias interrompem série de ganhos e fecham em baixa

Na véspera, índice europeu alcançara maior patamar em dez meses.
Em Londres, o índice Financial Times declinou 0,53%, para 4.890 pontos

As bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira (26), após alcançarem o maior nível de fechamento em dez meses na véspera. Em Londres, o índice Financial Times declinou 0,53%, para 4.890 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX cedeu 0,63%, para 5.521 pontos.

Investidores aproveitaram as altas recentes para vender ações e realizar lucros, apesar de dados econômicos da Alemanha e dos Estados Unidos continuarem apontando uma recuperação.

As vendas de novas moradias nos Estados Unidos subiram em julho no ritmo mais rápido em dez meses, enquanto as encomendas de bens duráveis também aumentaram, sugerindo que uma modesta recuperação econômica está tomando forma. Contudo, alguns investidores preferiram considerar que as encomendas excluindo-se o setor de transportes cresceram ligeiramente menos que o esperado.
Mais índices

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, caiu 0,47%, para 974 pontos, interrompendo uma série de ganhos de quatro dias. Na terça-feira, o indicador atingiu o maior patamar de fechamento desde o começo de outubro. O FSTEurofirst 300 ainda acumula alta de mais de 50% frente à mínima histórica em 9 de março.

"O mercado percorreu um longo caminho, e os dados econômicos ainda estão estimulantes", disse Georgina Taylor, estrategista de ativos do Legal & General Investment Management. "Nós apenas estamos vendo um pouco de realização de lucros. Nada foi descartado. Os dados de moradia estão melhorando. A única área de preocupação é o gasto dos consumidores", acrescentou.

Companhias do setor de energia foram as que mais pressionaram o índice europeu, com os preços do petróleo em queda de mais de 1%, negociados pouco acima de US$ 71 o barril, após a divulgação de um aumento nos estoques norte-americanos.

Em Paris, o índice CAC-40 caiu 0,33%, para 3.668 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em alta de 0,36%, a 22.554 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 teve oscilação negativa de 0,45%, a 11.376 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 perdeu 0,11%, para 7.888 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário