28 de ago. de 2009

Diretor da Antaq defende mudança no modal de transporte

Fonte:
A Tribuna
27/8/2009



O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, defendeu a mudança no modal de transporte para garantir a redução de CO2 e ainda aumentar a competitividade dos portos brasileiros, com a diminuição dos custos com logística.
A movimentação de produtos por hidrovia e cabotagem foi o principai meio mencionado pelo diretor. A defesa foi feita durante a primeira mesa redonda do último dia da 7ª edição do Santos Export - Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos, que teve início ontem no Mendes Convention Center, na Cidade. O tema do painel é o Futuro do sistema portuário e do Porto de Santos.
Segundo Fialho, o Brasil hoje transporta apenas 7% dos grãos pelo sistema aquaviário, o que garante uma pequena redução de CO2 ao meio ambiente. O diretor faz uma comparação com os Estados Unidos, onde 61% desses produtos são movimentados por esse modal, emitindo apenas 6.600 toneladas de CO2 a atmosfera.
PGO
O Plano Geral de Outorgas (PGO) do setor portuário deverá ser aprovado pelo ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, até o final do mês, afirmou o diretor-geral. Ele garantiu que as alteração solicitadas pelo ministro no documento já foram feitas e que aguarda apenas a aprovação do material.
O PGO listará as áreas do litoral brasileiro que têm potencial para abrir novos portos nos próximos 14 anos. De posse desse plano, o Governo deverá iniciar o processo de licitação, à iniciativa privada, de concessões para construir e operar novos terminais.
O seminário é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.
A sétima edição do Santos Export tem o patrocínio das empresas Anhumas, Ciesa, Fertimport, Fosfertil, Libra Terminais, Localfrio,Marimex,Santos-Brasil, Tecondi, OAS, Deicmar, Icipar, Eco rodovias, Indaiá Logística e Brasil Terminal Portuário. Há ainda o apoio da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa, da Associação Comercial de Santos,da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres, da Codesp, da Praticagem de Santos, das prefeituras de Cubatão, Guarujá e Santos e da UniSantos.

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