18 de ago. de 2009

lnmetro implementa programa de verificação dos cronotacógrafos utilizados no transporte de carga

Fonte:
NTC&Logística
18/8/2009


O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) está implementando um programa de verificações periódicas dos cronotacógrafos utilizados em veículos de transporte de carga. A medida busca controlar os registros da velocidade desenvolvida e tempo parado e em movimento com distância percorrida. “Sabe-se que os excessos de velocidade e de horas ao volante são as causas mais comuns dos acidentes com estes veículos. Por isso a preocupação com os cronotacógrafos”, afirma o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada.
O Inmetro espera que cerca de 2,5 milhões de veículos verifiquem o equipamento, por isso implementou um cronograma. Até 31 de agosto, os veículos de transporte de produtos perigosos devem procurar um posto de atendimento para realizar os ensaios metrológicos. Os veículos de transporte de cargas em geral têm até o dia 31 de dezembro de 2010 para passar pelo processo. O prazo de verificação para os veículos escolares e os de transporte coletivo de passageiros é até os dias 31/10 e 31/12/2009, respectivamente.

A NTC&Logística e a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), por meio dos presidentes, Flávio Benatti e Paulo de Tarso Martins Gomes, respectivamente, enviaram um documento solicitando o adiamento do prazo para inspeção do equipamento para carga perigosa, afirmando que existem apenas dez postos credenciados, em cinco estados, capacitados a realizar as verificações necessárias. “Considerando que a frota em questão está distribuída em todo o Brasil, fica praticamente impossível atender o cronograma fixado pelo Instituto”, afirma Benatti.

É importante salientar que os veículos que transportam produtos perigosos têm inspeções obrigatórias, realizadas em Organismo de Inspeção Veicular Acreditado pelo Inmetro (OTV A), conforme previsto no Regulamento Técnico de Qualidades (RTQ 5), aprovado pela Portaria nº 457, de 22 de dezembro de 2008, que exige em seu artigo 6.3: "O OTV A deve solicitar, antes de iniciar a inspeção veicular, a apresentação do certificado de verificação metrológica do cronotacógrafo, emitido por representante da RBMLQ. dentro da sua validade, em atendimento a regulamentação metrológica do Inmetro”. Mais informações pelo www.inmetro.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário