28 de jan. de 2010

Governo pode reduzir taxa

Governo pode reduzir taxa

O governo federal está avaliando a possibilidade de reduzir a tarifa de importação de etanol dos Estados Unidos para conter a alta do preço do combustível ao consumidor. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse não ser simpático à ideia, mas não descartou sua implementação.

O ministro falou sobre o assunto no final da noite de anteontem em Brasília. “Não gostamos da ideia de importar etanol. Prefiro arrumar uma solução interna. Mas não está descartada a possibilidade”, afirmou Lobão. O etanol dos Estados Unidos é taxado em 20% devido às barreiras que os norte-americanos impõem ao produto brasileiro.

O pedido de análise da redução do imposto foi feito pela Unica, entidade representante dos produtores com sede em São Paulo, na Câmara de Comércio Exterior (Camex). A Unica defende que a medida ajudará os EUA a se abrirem ao etanol brasileiro, sobretaxado em US$ 0,14 centavo por litro, e vai ajudar nesse período de entressafra da cana.

Segundo fontes da Camex, a tarifa só vai cair se o Ministério da Fazenda concluir que isso reduzirá preços do álcool no Brasil. “Baixar o imposto apenas para agradar aos norte-americanos é considerado inadmissível”, disse uma fonte. Como a cana-de-açúcar está em entressafra, o governo reduziu de 25% para 20% a adição obrigatória de álcool à gasolina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o Brasil aproveite cada vez mais a tecnologia de extração de álcool do bagaço da cana, que domina desde 1975, para a geração de energia.

Fonte:O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário