15 de jun. de 2009

Columbia quer faturar mais de R$ 1 bilhão

Fonte:
Jornal do Commércio
12/6/2009


A Columbia, empresa de logística integrada criada há 67 anos pelo grupo espanhol Esteve Irmãos, quer entrar em 2009 para o seleto grupo de empresas que faturam mais de R$ 1 bilhão no Brasil por ano. Para crescer pelo menos 31% em relação ano passado, a empresa vai investir R$ 17,5 milhões na ampliação e pavimentação do pátio de conteineres do novo complexo logístico de Itajaí, em Santa Catarina. Além disso, vai colocar R$ 10 milhões em transporte, equipamentos de movimentação de cargas, tecnologia da informação e treinamento nas demais unidades de negócios.

De acordo com o presidente do Grupo Columbia, Nivaldo Tuba, o volume transportado pela empresa deve aumentar de 50 mil toneladas no ano passado para mais de 55 mil toneladas neste ano. O executivo informou não ter sentido impacto negativo da valorização do real, que resultou em menores volumes de exportação do Brasil. "Não sofremos este tipo de impacto negativo em função do câmbio, pelo contrário, os números do transporte estão em linha com o orçamento de 2009 e acreditamos que no segundo semestre iremos superar as nossas metas", disse.


Do faturamento previsto para este ano, metade virá das operações de trading (negócios com importação e exportação) e metade das operações de logística, como transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias. Segundo Tuba, a tendência é de que essa última área ganhe mais espaço daqui para frente devido ao trabalho de verticalização iniciado pela empresa, pelo qual o mesmo cliente deve utilizar outros serviços além do transporte de mercadorias, como manuseio, distribuição, armazenagem, operação alfandegária, formação de kits, entre outros.


CONTROLE. O executivo informou que a crise econômica levou à empresa a reduzir custos e renegociar condições com fornecedores. "Como um todo, o mercado se retraiu, projetos foram paralisados e muitos clientes procuraram reduzir custos em suas operações. Nós também iniciamos esforço interno pela busca por ganhos de produtividade na operação, mas de forma geral nossas grandes contas continuam crescendo no mercado", disse. Apesar do foco no controle de custos, a Columbia tem perspectivas de aumentar o quadro de colaboradores, principalmente em Itajaí.


Atualmente, a empresa emprega cerca de 1,8 mil pessoas e aposta sobretudo no desenvolvimento das operações de Santa Catarina para alcançar o crescimento estimado para este ano. "Nossos investimentos são focados principalmente em Santa Catarina, pela oferta das soluções logísticas completas, proporcionando aos clientes alternativas que agreguem valor em toda a sua cadeia de abastecimento, através de um único operador logístico", disse. Tuba informou que terá crescimento de market share nas regiões Sul e Nordeste, mas não abriu esses números.


No caso de áreas alfandegadas, o market share da Columbia na importação é de 18% na Bahia, de 24% no Paraná, de 46% no Rio Grande do Sul e de 7% em São Paulo. A empresa tem cerca de 2,1 mil clientes ativos, sendos os principais segmentos o de artigos esportivos, brinquedos, energia elétrica, máquinas e equipamentos, química, telecomunicações e tecnologia da informação. A companhia tem cinco Centros de Distribuição (CD), com área total de 218,6 mil metros quadrados. Eles estão localizados em Curitiba, Salvador, Cajamar, Alphaville e São Paulo.


Para este ano, a empresa prevê construir novos armazéns no CD de Curitiba e Salvador e implantar a frota própria de transportes no Rio de Janeiro, onde tem instalações focadas para no setor de energia elétrica. Tuba também informou que o planejamento estratégico de longo prazo do Grupo prevê a abertura de capital. Já estão na Bolsa empresas de logística como ALL, Log-In, Wilson Sons e Santos Brasil. O Grupo Columbia, com atuação no Brasil desde 1942, é composto pelas empresas Columbia, Eadi Salvador, Eadi Sul, Interporti e Columbia Trading.

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