20 de jul. de 2009

Caminhoneiros da Ceagesp temem contágio

Fonte:
Folha de S. Paulo
20/7/2009


Caminhoneiros vindos do Sul do país e da Argentina, onde há maior concentração de casos da gripe suína, chegam diariamente à Ceagesp (companhia de entrepostos e armazéns), na Vila Leopoldina (zona oeste de SP), com medo e sem informação sobre o vírus que já matou dois colegas entre os 11 mortos no país pela doença. No último balanço do Ministério da Saúde, eram 1.175 casos no país.

Ao todo, 7.000 motoristas vindos de todos os cantos do país e do exterior passam por dia pelo local. Sem saber como se prevenir, eles tomam vitaminas e receitas caseiras para tentar se proteger da gripe, o que não faz efeito, segundo os médicos. Alguns carregam as máscaras de proteção para usar nas fronteiras e em áreas onde há contato com pessoas de regiões contaminadas.

Atento ao risco nas estradas, o Ministério da Saúde começou a distribuir, na semana passada, panfletos sobre o vírus aos caminhoneiros nas rodovias federais do Sul do país e dos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em parceria com a polícia. Como a ação é recente, muitos caminhoneiros ainda não receberam os informativos. A Ceagesp distribuirá, a partir desta semana, 60 mil panfletos em 13 unidades da companhia no Estado.

Sem informações, o caminhoneiro paranaense José Romualdo Renz, 49, que traz peras, maçãs, uvas e pêssegos da Argentina, toma uma mistura de cachaça com alho para fortalecer o organismo. "Isso [a mistura] mata a gripe", disse. Ele ganhou uma máscara de proteção e a utiliza com frequência.

Já o caminhoneiro Sérgio Arthur Baialardi, 44, de Chapecó (SC), toma vitamina C como tentativa de não contrair o vírus. Morador de Uruguaiana (RS), onde um caminhoneiro de 29 anos morreu da gripe suína, o motorista Sandro de Oliveira Lopez, 36, diz que, na fronteira com a Argentina, o clima é de medo. O outro caminhoneiro morto pela gripe, de 35 anos, era de Itaqui (RS) e teria contraído a doença na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário