28 de jul. de 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com as exportações

Preocupado, Lula quer ampliar exportações para emergentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com as exportações e pediu ao ministro Guido Mantega (Fazenda) que amplie negociações com países da América Latina, Ásia -com destaque para a China- e África para melhorar a balança comercial do país.

O presidente disse que nós temos que reforçar nosso esforço de exportar mais. O ministro Guido Mantega citou que a China está crescendo a um ritmo de 8,5% e isso é um bom indicativo, disse o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), ao deixar a reunião de coordenação política do governo.

No primeiro semestre deste ano, as exportações caíram 22% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado. No total, as vendas para o exterior somaram US$ 69,9 bilhões. O saldo comercial melhorou no período apenas porque as importações caíram ainda mais.

Neste ano, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil. Por isso, o ministro da Fazenda se mostrou animado com a recuperação da economia do país asiático.

De janeiro a junho, o Brasil exportou US$ 10,45 bilhões para a China, um crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 2008.

Nos seis primeiros meses de 2009, o país asiático comprou quase 15% de todas as exportações brasileiras.

Segundo Bernardo, o presidente Lula demonstrou confiança na economia no segundo semestre e comentou que as projeções do governo apontam para crescimento de 3,5% a 4% no fim deste ano.

Estamos convictos de que vamos ter uma situação de retomada muito boa, devendo chegar ao fim do ano com crescimento no ritmo de 4%, 3,5%. Na média evidentemente vai ser muito menor do que isso. Nós estamos prevendo crescimento de 1%, mas de fato está muito animador, afirmou Bernardo.


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário