13 de ago. de 2009

RF apreende R$ 25 mi em mercadorias falsificadas no Porto do Rio

Fonte:
Agência Brasil
12/8/2009


A Receita Federal apreendeu ontem (11), no Porto do Rio de Janeiro, 40 toneladas de mercadorias falsificadas, totalizando cerca de R$ 25 milhões.

Entre os produtos, havia na carga mais de 300 mil relógios, óculos, bolsas e roupas.

A apreensão foi feita pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho e pela alfândega do Porto do Rio, em uma operação que começou na noite de ontem (10) e terminou nesta manhã, lacrando dois contêineres oriundos da China.

De acordo com o inspetor-chefe da alfândega do porto, Marcos Castro Alves, um auto de infração será lavrado por falsa declaração. “Os importadores alegaram que estava trazendo enfeites de resina, mas vimos que não era isso”.

A mercadoria apreendida ficará no porto até que os representantes das marcas originais confirmem a falsidade dos produtos, um dos passos para a abertura de inquérito criminal. Ao final do processo, as mercadorias podem ser incineradas, doadas ou leiloadas.

“Se forem falsificadas, as mercadorias serão destruídas. Caso contrário, podem ser leiloadas ou doadas. Depende da autorização do dono da marca verdadeira”, explicou o inspetor.

De acordo com o Marcos Castro Alves, apreensões de material falsificado no porto são comuns. Há um mês, três contêineres com mercadorias ilegais também foram apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário