6 de abr. de 2010

Brasil se inspira em exemplo espanhol

Brasil se inspira em exemplo espanhol

Há pouco mais de 15 anos, a Espanha dava início ao seu Porto Sem Papel. Com o objetivo de reduzir o tempo gasto no processo logístico, foram reestruturados todos os procedimentos na gestão ao despacho de mercadorias.

Segundo Anderson Francisco de Sousa, diretor de relações internacionais da Portel Servicios Telemáticos, que colaborou com a implantação da medida na logística espanhola, o resultado foi um aumento na eficácia dos serviços com a redução de custos.

“Antes da iniciativa, eram gastos o equivalente a seis euros para a emissão de cada documento. Hoje, para realizar a mesma operação mais pela internet o custo não chega a dez centavos de euros”, garante.

Além disso, Sousa aponta que na época as embarcações ficavam atracadas por até nove dias nos portos espanhóis. Hoje, este tempo não ultrapassa 48 horas. “Atuamos como uma certificadora. Recebemos as informações das agências aduaneiras, validamos e distribuímos para os agentes de mercado”, explica.

O executivo aponta que o ideal, agora, seria criar um sistema que interligasse todos as ferramentas de controle utilizadas em portos europeus para compor uma solução global. Além disso, Sousa acredita que os procedimentos que o Brasil tem adotado estão alinhados a outros sistemas internacionais.

“A Espanha vê a iniciativa de forma muito positiva e acredita que será possível aumentar o comércio entre os dois países. Vemos o Brasil como uma importante porta para os produtos europeus”, destaca.

Entretanto, o executivo ressalta que é preciso sempre o refinamento da ferramenta que deverá ser utilizada nos portos brasileiros. “Esse não é um sistema estático. Deve crescer e acompanhar a evolução de logística mundial”, finaliza.

Fonte:www.webtranspo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário