13 de abr. de 2010

Brasileiros aproveitam mais a chance de melhores empregos, diz pesquisa

Brasileiros aproveitam mais a chance de melhores empregos, diz pesquisa

Cerca de 11% dos executivos mudaram de emprego no ano passado.
Mais de um terço dos brasileiros mudaria de vaga se tivesse boa oferta.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Uma pesquisa de uma empresa internacional de recrutamento mostra que os brasileiros estão aproveitando o surgimento de melhores oportunidades de emprego. Dos trabalhadores de médio e alto escalão no Brasil, 11% mudaram de emprego no ano passado, segundo a consultoria Robert Half.

O número é o maior entre os 13 países pesquisados pela empresa. Na França, foram 10% que mudaram de emprego, mais que na Itália (7%) e na Alemanha (5%).

O Brasil também tem o maior percentual de executivos que mudariam de emprego se recebessem uma boa proposta - 36%. Para Fernando Mantovani, diretor da Robert Half, "quando tudo vai bem, quando a economia cresce, quando as empresas estão crescendo, você vê a mudança de emprego como uma oportunidade de alavancar sua carreira".

Segundo ele, os brasileiros em geral se sentem mais satisfeitos com o atual trabalho do que os franceses, por exemplo, mas mesmo assim iriam para um emprego novo.

Falta de profissionais

A pesquisa também aponta uma tedência para os próximos anos: Com a expansão da economia, podem faltar profissionais qualificados para ocupá-las. Com isso, quem se destacar nas empresas vai ser mais disputado pelas concorrentes, o que pode elevar a média de salários em certas categorias.

As áreas relacionais à infraestrutura, como a construção civil e o setor de gás, podem sofrer mais com a falta de profissionais. Mas, independentemente do ramo, quem se qualificou vai ter mais chance de dar um passo adiante.

O consultor de negócios Leonardo Bombachini mudou de emprego após cinco anos na mesma empresa. Foi para uma concorrente para ganhar 30% a mais. "Eu não esperava. Como o mercado aqueceu, eu fiquei mais antenado, e aí veio essa oportunidade e eu agarrei. Achei que valia a pena e resolvi arriscar", diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário