15 de abr. de 2010

Depois de aberto, Rodoanel recebe obras de drenagem

Depois de aberto, Rodoanel recebe obras de drenagem

Um dia depois de a Dersa afirmar que o trecho sul do Rodoanel é uma via segura, um grupo com cerca de 20 funcionários contratados pela estatal paulista ocupava ontem acostamento e faixas da pista próximo ao km 79 -em ambos os sentidos- justamente para realizar obras de segurança no local.

Até ontem, 12 dias após sua inauguração, os 61 km do trecho sul registravam 28 acidentes. Dois deles, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, ocorreram no km 79. Os acidentes foram ocasionados, segundo a polícia, por aquaplanagem.

Segundo funcionários que trabalham no local, está sendo instalado um sistema de drenagem. Furos eram feitos na lateral na pista recém-inaugurada para ajudar no escoamento da água da chuva nas pontes.

Em nota, a Dersa afirmou ontem que as obras de drenagem já estavam previstas. A estatal não explicou, porém, por que o anel viário foi entregue sem que elas tivessem sido feitas.

Negativas

Anteontem, ao ser questionada pela Folha sobre a necessidade de reformas no novo Rodoanel, a Dersa disse, genericamente, que a via era segura.

De acordo com a estudante Elaine Utiyke, que capotou o carro no trecho, ela seguia a 90 km/h sentido Mauá, abaixo da velocidade máxima permitida, quando perdeu o controle do veículo e capotou. "O que tinha era um rio no meio da pista. Parei de cabeça para baixo."

Sobre o fato, a Dersa divulgou nota em que nega que os acidentes tenham qualquer relação com falhas na execução da obra, a cargo da empreiteira Andrade Gutierrez.

Conforme a Folha revelou ontem, parte dos 61,4 quilômetros do trecho sul já apresenta problemas, como buracos na pista e esborcinamento (quebra nas bordas das placas de concreto). Além desse sistema de drenagem que está só agora sendo instalado, a via deve sofrer outras intervenções, como a reparação de até dois quilômetros de pavimento, também nos arredores do km 79 da via.

A Dersa nega que vá reformar esse pedaço do anel viário.

Reprovado

De acordo com um engenheiro que participou da obra, e que pede anonimato, parte do pavimento no "lote 1" não passou nos testes de resistência e rugosidade. Além de revelar falta de qualidade, o defeito coloca em risco os usuários da via.

O trecho sul do Rodoanel, uma das mais importantes obras viárias do país, foi entregue em 1º de abril, ao custo de R$ 5 bilhões. A obra foi inaugurada na despedida do governador José Serra (PSDB), que deixou o cargo para disputar a Presidência da República.

Fonte:Folha de São Paulo

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