4 de mai. de 2010

Operadores marítimos contrataram 109 navios mercantes

Operadores marítimos contrataram 109 navios mercantes

Apenas nove, das 20 agências marítimas monitoradas pelo Complexo Portuário de São Luís (CPSL), apresentaram atividades no mês de março. Os dados foram apresentados no relatório do Sindicato das Agências de Navegação (Syngamar). O CPSL é composto pelo Porto do Itaqui, Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM/Vale) e Porto da Alumar.

Segundo o levantamento do Syngamar, a Muniz Agência Marítima foi a operadora que mais contratou navios no mês de março, 30 no total. Em seguida, ficou a LBH Brasil, com 27 embarcações, seguida pela Oceanus (15) e pela Even Kell (nove). As agências Herms & Cia e Rodos empataram no número de contratos, com oito navios cada. Na seqüência, ficaram as agência Wilson Sons (quatro), Williams (três), Fertimport (dois), Pedreiras Transportes (dois) e Pennant (um).

No caso da agência líder no ranking do Syngamar, a Muniz Agência, os contratos da operadora se concentraram no Porto do Itaqui, mais especificamente na movimentação de derivados de petróleo. Apenas dois navios mercantes foram agenciados para atracar no Porto da Alumar: o Torm Amazon, com 48.614 toneladas de peso bruto (DWT, da sigla em inglês), e o Rodeio, com 30.652 DWT. Somando o peso bruto de todos os 30 navios contratados pela agência, chega-se a um total de 1.249.985 toneladas.

Da movimentação da agência no Porto do Itaqui, destaque para as movimentações de óleo diesel (11 navios), gasolina (sete), gás liquefeito de petróleo (quatro), gasolina e diesel (dois), querosene de aviação e gasolina (um), combustível para aviões a jato (dois) e combustível naval MF-380 (um navio).

Minério

Com 27 navios agenciados no período em referência, a LBH Brasil foi a segunda colocada no ranking do Syngamar. A operadora movimentou basicamente minérios nos atracadouros do TPPM e no Porto da Alumar, exceto por um carregamento de gasolina no Porto do Itaqui, no qual utilizou o navio Torm Ingeborg, de 99 mil DWT.

A terceira agência que mais movimentou navios no sistema portuário de São Luis, a Oceanus, concentrou as suas atividades nos embarques de minério de ferro para a Vale, a exemplo da LBH Brasil. Foram 15 navios mercantes contratados pelo operador, dos quais apenas dois foram utilizados para cargas distintas, como o Wern Arrow, navio de 43 mil DWT que fez um carregamento de fertilizantes no Porto do Itaqui; e o Eirini K, carqueiro de 41.712 DWT que realizou um embarque de minério de manganês no TPPM.

A Oceanus foi a operadora que contratou o navio Berge Stahl (364.767 DWT) em março, que carregou 355 mil toneladas de minério de ferro no Píer I da Vale. O graneleiro, tido como o maior do mundo em capacidade de carga, tem previsão de retorno ao CPSL para o início de maio.

Fonte:A Tribuna On-line

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