31 de ago. de 2009

Iveco apresenta protótipo de caminhão elétrico em Itaipu


O cenário não poderia ser mais apropriado. A Iveco fez hoje, sexta-feira (28) na usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do planeta e parceira da montadora, a apresentação do primeiro caminhão movido à energia elétrica da América Latina. O veículo utilizado para aplicação da nova tecnologia foi o leve Daily 55C que, a partir de outubro, poderá ser adquirido na versão cabine dupla também lançada hoje.

O projeto do caminhão leve Daily Elétrico, que ganha a denominação 55C/E, foi desenvolvido em parceria pelas duas empresas na busca da emissão zero de poluentes para o transporte de cargas.

O Daily Elétrico com 3.750mm de entre eixos é equipado com três baterias de 150 kg cada, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h. O tempo de recarga da bateria do tipo Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project) é de oito horas.

Pelos cálculos da engenharia da Iveco, baseados no preço de kW/hora fornecido pela Itaipu, o custo com energia para uma operação de 100 quilômetros seria de aproximadamente R$ 17,00. Para o mesmo veículo a diesel, este custo seria de cerca de R$ 27,00.

"A pergunta de ouro neste momento seria: o menor custo de abastecimento compensaria o custo de aquisição que, provavelmente, em um primeiro momento pelo menos, será maior? Ou ainda, haveria algum tipo de incentivo ou subsídio para a eletricidade usada para reduzir a emissão de poluentes nos veículos?", questiona Marcello Motta, engenheiro responsável pela área de veículos leves da Iveco.

O gerente de frota da Rapidão Cometa, Genilson Vilela, presente no lançamento, disse que sua empresa está interessada na utilização do veículo para distribuição urbana em grandes centros. A principal motivação, segundo ele, é a economia. Em seguida vem a questão ambiental.

Após a conclusão dos testes do modelo, planeja-se um lote especial do Daily Elétrico para comercialização aos parceiros de desenvolvimento e clientes pré-selecionados. Eles serão produzidos em um galpão especialmente preparado para esta tarefa dentro da usina de Itaipu (onde já é montado o Fiat Palio Elétrico). A Iveco não divulgou o preço do novo veículo.

FICHA TECNICA

Daily Elétrico (protótipo)
Modelo: 55C/E Cabine Dupla
Sistema de Propulsão: motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm. Pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm a 2.950 rpm.
Velocidade máxima: 70 km/h (carregado) a 85 km/h (sem carga)
Comprimento: 6,9 metros
Entre-Eixos: 3.750 mm
Peso Bruto Total: 5,5 toneladas
Carga Útil: 2,5 toneladas
Baterias: 3 baterias do tipo Zebra Z5
Autonomia: 100 km
Recarga de bateria: 8 horas (a partir da bateria totalmente descarregada)
Tração: traseira

fonte:http://www.cargapesada.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário