1 de set. de 2009

Dólar fecha mês de agosto a R$ 1,89

Fonte: G1 Notícias

O dólar comercial terminou nesta segunda-feira (31), último pregão do mês de agosto, em alta de 0,42%, a R$ 1,89, após oscilar durante o dia.

Após seis dias seguidos de ganho, maior sequência desse tipo em quase um ano, a moeda norte-americana acumulou valorização de 1,2% frente ao real em agosto, interrompendo uma série de cinco meses de baixa do dólar.

Segundo o gerente de câmbio da Fair Corretora, José Roberto Carreira, a volatilidade nesta sessão decorreu da "briga" entre investidores comprados e vendidos em busca de uma Ptax (cotação média do dólar apurada pelo Banco Central) mais conveniente às suas operações. "Somado a isso, você ainda tem um cenário negativo no exterior", acrescentou Carreira. No final da tarde, preocupações de investidores com a China fizeram as demais bolsas de valores do mundo fecharem a segunda-feira em queda.
Análise
A economista-chefe da Rosenberg & Associados, Thaís Marzola Zara, acredita que em setembro o câmbio ainda sofrerá impacto da cautela sobre a retomada global.

"De forma geral, os mercados estão se conscientizando de que a recuperação não será tão rápida quanto se pensava", disse. "Nesse cenário, a queda do dólar vai depender da continuação dos investimentos estrangeiros no Brasil. Em agosto, viu-se uma diminuição das entradas de recursos."

Para o economista-chefe da Corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, o período de queda mais forte da moeda norte-americana já passou. Ele acredita que a divisa deva encerrar 2009 nos níveis atuais.

"Você tem toda uma conjuntura macroeconômica que está ajustando tanto o dólar quanto as bolsas. Isso se reflete aqui e deve manter o dólar nesse patamar até o final do ano", disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário