21 de set. de 2009

PAC mantém falhas em transportes

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até ampliou os investimentos em transportes, mas não atingiu o valor ideal e mantém erros do passado.

Essas são as principais conclusões do estudo elaborado por Paulo Fleury, diretor executivo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), no XV Fórum Internacional de Logística. De janeiro de 2007 a junho de 2009, foram investidos no setor com o PAC Logística R$ 10 bilhões. Isso equivale a 10,4% do que está previsto até 2010.

- Se for mantido o atual ritmo de investimento nos 15 meses que faltam do atual mandato, o governo investirá mais R$ 7 bilhões. Ou seja, será um total de R$ 17 bilhões, pouco perto do que era previsto para ser investido até 2010, R$ 96 bilhões, e menos ainda no total do PAC Logística, que já soma R$ 132 bilhões. O próximo governo terá que assumir R$ 115 bilhões em investimentos - disse.

Esses recursos, em sua opinião, são insuficientes para resolver os problemas do setor, que é mal avaliado pelos empresários.

Seu instituto fez uma pesquisa com os executivos de logística das 500 maiores empresas do país entre abril e junho e apontou que, de zero a dez, a nota média dos transportes do país foi 5,2.

- Nas ferrovias, a nota foi 4,2, reprovamos mdash; disse.

Fleury afirma que, além disso, o governo está gastando mal: dando prioridade a rodovias em detrimento de ferrovias e hidrovias. A pesquisa apontou que 22% das grandes empresas brasileiras tentaram utilizar ferrovias sem sucesso.

Outras 16% utilizam o modal, mas não tanto quanto gostariam, por falta de estrutura.

Outro ponto da pesquisa indica que o Brasil tem uma rede de estradas, ferrovias, hidrovias e dutos menor que China, Rússia, Índia, Estados Unidos e Canadá, tanto em tamanho quanto em densidade, levando em conta os territórios dos países.

Fonte:O Globo

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