27 de abr. de 2010

Confiança do consumidor aumenta em abril, diz FGV

Confiança do consumidor aumenta em abril, diz FGV

Marcio Allemand | Jornal do Commercio

Da Redação - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou em 3,5% entre março e abril, de acordo com o divulgado hoje (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O ICC, que é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, passou de 111,4 para 115,3 pontos nesta medição.


Em nota, a FGV confirmou que foram as avaliações sobre o momento atual e as boas expectativas com relação aos próximos meses que tornaram a situação mais favorável para o bom resultado em abril. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,8%, alcançando 125,2 pontos, o maior nível da série histórica, enquanto que o Índice de Expectativas (IE) aumentou 4,1%, a segunda elevação consecutiva, retornando ao patamar de novembro passado.


Já em relação à avaliação a respeito das finanças pessoais, o resultado foi o melhor desde o início da pesquisa, em setembro de 2005. Aumentou de 19,3% para 22,3% o percentual de consumidores que avaliaram a situação financeira familiar como boa; a parcela dos que avaliam como ruim ficou relativamente estável, ao passar de 11,4% para 11,5%.


Mas a maior contribuição para a evolução do índice em abril ficou por conta do quesito que mede o grau de otimismo das expectativas em relação à situação econômica futura, que aumentou de 23,2% na medição anterior para 26,8% nesta.


A pesquisa foi feita com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras, entre os dias 01 e 20 de abril de 2010.

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