26 de abr. de 2010

CTC coordenará estudos em etanol no ‘Sibratec’, projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia

CTC coordenará estudos em etanol no ‘Sibratec’, projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia

O pesquisador e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, Wokimar Teixeira Garcia, será o coordenador do subprojeto Etanol dentro do âmbito do Sibratec. A sigla resume o Sistema Brasileiro de Tecnologia, um programa enquadrado no Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, instituído por decreto do presidente da República no mês de novembro de 2007. Seu objetivo central é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais por meio do incentivo à pesquisa e à inovação e ampliar a qualidade dos serviços tecnológicos prestados.

O laboratório de análises do CTC foi um dos selecionados no Brasil para atender à Rede de Serviços Tecnológicos que compõe o Sibratec – o centro de pesquisas de Piracicaba concentrará seus esforços, exclusivamente, nas áreas de etanol. As Redes Temáticas oferecerão, por exemplo, serviços de suporte voltados à capacitação das empresas instaladas no Brasil para atendimento de exigências do mercado internacional, entre outros aspectos comerciais estratégicos.

De acordo com Garcia, o CTC atribui sua escolha, realizada pela coordenadoria do projeto, “por contar com um laboratório de análises em etanol acreditado pela norma ISO 17025, e certificado internacionalmente pela ISO9001, há mais de 13 anos.” A seleção assegurará ao centro de pesquisas de Piracicaba um apoio de aproximadamente R$ 700 mil, que será transferido pelo próprio MCT.

“Com a efetivação dos recursos financeiros do Sibratec, o CTC obterá um grande salto em tecnologia através da aquisição de equipamentos novos, de ponta, e que serão usados, por exemplo, para determinação de enxofre, fósforo, nitrogênio e identificação molecular para etanol”, diz Wokimar Garcia. Ele acrescenta que terá, ainda, a possibilidade de empreender atividades de treinamento, pesquisa e intercâmbio tecnológico com ênfase no etanol combustível.

Fonte:logweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário