18 de fev. de 2010

Logística Reversa: 10% dos produtos comprados no Brasil são devolvidos

Logística Reversa: 10% dos produtos comprados no Brasil são devolvidos

Todos nós estamos sujeitos a comprar um produto e este pode não estar em conformidade com nossas expectativas. Seja em uma compra on-line ou no varejo, muitas vezes o produto pode vir danificado ou não ser o desejado. É neste contexto que a logística reversa é essencial, pois revendedor ou fabricante pode repor o produto de forma correta e satisfazer seu cliente final. O consumidor valoriza empresas que possuem políticas de trocas de produtos, pois isso garante o direito de devolução ou substituição de produtos. Esse processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto.

E em um mercado em franco crescimento, a qualidade desse tipo de serviço é essencial. Segundo o estudo Políticas de logística reversa em empresas que atuam no Brasil, apresentado no Fórum Internacional de Logística Reversa, 10% dos produtos comprados no Brasil são devolvidos, por diversos motivos. Em metade desses casos a solução acontece em no máximo uma semana.

Segurança, agilidade e comodidade. Estes são alguns dos fatores que garantem a boa qualidade de um serviço de logística. E na logística reversa não poderia ser diferente. Por este motivo, a líder em entregas expressas, Direct Express, oferece também ao mercado da logística reversa seus serviços de excelência, embasado em alta tecnologia.

Pioneira no uso de dispositivos móveis (com tecnologia WAP) para alimentar seus bancos de dados com informações pontuais e precisas das entregas, a empresa disponibiliza também esse aparato tecnológico como solução também para a logística reversa, principalmente para varejistas, indústrias, SACs das empresas de produto de consumo. Com essa ferramenta os portadores informam em tempo real os clientes da empresa sobre o status da retirada e reposição dos produtos. No exato momento em quem coleta um produto do consumidor já alimenta e disponibiliza as informações ao cliente, para que ele saiba o status de sua entrega. A empresa é uma das poucas do mercado que pode oferecer a troca simultânea (com coleta do produto indesejado e entrega do correto) e com agendamento prévio.

A Direct Express também se preocupa com as questões ambientais e acompanha o ciclo de vida dos produtos. A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Com base nisso, a Legislação Ambiental caminha no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos.

Embora seja um mercado promissor, há uma premissa neste processo. Em toda situação em que é necessária a logística reversa, há um consumidor insatisfeito com uma expectativa frustrada. Nesse ponto é primordial que tanto a satisfação do cliente final (consumidor) quanto a demanda do cliente inicial (fabricante), sejam atendidas da forma mais rápida e precisa.


Fonte:Guia do Transporte

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