19 de fev. de 2010

MAN Latin America obtém destaque em operações do Grupo em 2009

MAN Latin America obtém destaque em operações do Grupo em 2009

O Grupo MAN obteve em 2009 resultado operacional de 504 milhões de euros, alcançaram-se rendimentos sobre faturamento de 4,2%. A área de negócios Power Engineering com MAN Diesel e MAN Turbo, além da empresa Renk, realizaram um resultado operacional de 566 milhões de euros e rendimentos sobre faturamento ROS de 13,3%. A área de Veículos Comerciais teve resultado operacional positivo em 2009, com 51 milhões de euros. Influenciado por fatores especiais, o resultado do Grupo MAN após os impostos foi de 258 milhões de euros.
O maciço recuo de demanda, sobretudo no setor de transportes, derrubou o faturamento em 2009 em 20%; com 12 bilhões de euros, este ainda encontra-se em um bom nível. Nos negócios de veículos comerciais, o recuo de faturamento da MAN Nutzfahrzeuge (MAN Veículos Comerciais) foi de 40%, caindo a 6,4 bilhões de euros (10,6 bilhões de euros no ano anterior), compensado parcialmente pela MAN Latin America. A subsidiária brasileira está consolidada desde março de 2009 e realizou desde esta data em 2009 um faturamento de 1,4 bilhão de euros. Na MAN Diesel, os negócios na área de usinas de energia, bem como de pós-vendas garantiram uma estabilização. No total, a MAN Diesel realizou um faturamento de 2,4 bilhões de euros (2,5 bilhões de euros). Um setor importante do Grupo MAN foi a MAN Turbo, com um aumento de 4% no faturamento, chegando a 1,4 bilhão de euros (1,3 bilhão de euros).

No entanto, a MAN reagiu com medidas enérgicas à maior queda de demanda no setor de veículos comerciais nos últimos 80 anos na Europa. Assim, o controle do capital de giro e do fluxo de caixa foi adaptado à nova situação, com redução de custos em mais de 700 milhões de euros. Os estoques foram igualmente rebaixados para menos de seis mil caminhões. Na produção de veículos comerciais, a jornada reduzida de trabalho na Alemanha e na Áustria foi aproveitada para treinamento e aperfeiçoamento dos empregados, visando a adoção de procedimentos mais eficientes. Os negócios da MAN Latin America tiveram desenvolvimento melhor que o esperado. Os rendimentos sobre faturamento em 2009 (abril-dezembro) foram de 10,1%. Por isso, a área de Veículos Comerciais no total conseguiu realizar um resultado operacional positivo.

Para a MAN Nutzfahrzeuge (MAN Veículos Comerciais) espera-se para 2010 um prosseguimento dos negócios no mesmo nível que o atual. A jornada reduzida de trabalho será continuada em 50 dias na produção no primeiro semestre deste ano. Aqui haverá uma série de outras medidas para aumentar a eficiência e reduzir os custos de modo permanente. O desenvolvimento dos negócios na MAN Latin America deverá ser positivo mais uma vez. Por isso, em março deverá ser introduzido um terceiro turno de produção, aumentando a capacidade produtiva dos 50 mil para 72 mil veículos. Em 2010, a ampliação da estratégia mundial de produtos no setor de veículos comerciais estará no centro das atenções, visando a consolidação e prosseguimento das ações internacionais bem-sucedidas principalmente nos países que compõem o BRIC.

Fonte:Logweb

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