18 de fev. de 2010

Paraguai pode voltar a exportar grãos pelo Porto de Paranaguá

Paraguai pode voltar a exportar grãos pelo Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá, no Paraná, pode voltar a receber as exportações de grãos do Paraguai. Há cerca de 10 anos o País desviou o escoamento da safra pelo Brasil para o Uruguai e a Argentina. O assunto foi tratado nesta quinta-feira em reunião do governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti com autoridades e empresários da União dos Exportadores do Paraguai (Unexpa).
Para o retorno dos serviços no complexo, os empresários e o governo paraguaio estão solicitando ao governador Requião a liberação das obras de ampliação do porto seco da Codapar, localizado no terminal da Ferroeste em Cascavel. Um acordo entre o Governo do Paraná e a Receita Federal, que opera no complexo, irá permitir o aumento da área alfandegada do porto seco, o que irá agilizar as operações de desembaraço fiscal de importações e exportações.

A produção média do Paraguai está estimada em 10,5 milhões de toneladas de soja, 2,5 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de trigo. Além da produção agrícola, a ferrovia também será utilizada para transporte de adubos e fertilizantes que vem do Brasil.

Fonte:NTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário