14 de out. de 2009

Horário de Verão exige mudança nos relógios no próximo sábado

Horário de Verão exige mudança nos relógios no próximo sábado
O fim do ano chega e, com ele, o Horário de Verão. Nesse ano, a medida entra em vigor a partir da zero hora de 18 de outubro. Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Com duração de 126 dias, o Horário de Verão tem término marcado para 20 de fevereiro de 2010.

O principal objetivo dessa iniciativa é melhorar o aproveitamento da luz natural e, com isso, economizar. Com a diminuição da demanda no horário de pico de consumo, das 18h às 21h, é possível reduzir o gasto de energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.

A CPFL Paulista, empresa do grupo CPFL Energia, estima uma redução de 0,8% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades de abrangência. Isso representa uma economia de consumo de 70.829 Mwh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, no interior paulista, com 1,1 milhão de habitantes, durante 9 dias. Ou ainda Bauru, cidade também do interior de São Paulo, por 34 dias.

No período de pico, a expectativa é de uma redução de 5,8% na demanda de energia.

Curiosidade

No Brasil, a medida foi adotada pela primeira vez em 1931. Porém, apesar de existir há 78 anos, só há 25 é colocada em prática de forma consecutiva. Essa é a 39ª edição do Horário de Verão no País.

Os estados que adotam a medida e que têm que alterar os relógios são: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte:Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário