9 de out. de 2009

Álcool sobe e sua vantagem entra em xeque

O forte aumento no preço do álcool nos últimos dias colocou em xeque a vantagem de abastecer o carro com o derivado de cana-de-acúcar em relação à gasolina, no Estado.

Em algumas cidades de Santa Catarina, passou a ser mais barato encher o tanque com o derivado do petróleo. É o caso, por exemplo, de Joinville onde, em uma semana, o preço médio do litro do álcool passou de R$ 1,637 para R$ 1,806. A alta chega a 10,3%.

Com isso, a gasolina, embora custe em média R$ 2,564 por litro, passou a ser mais competiviva para quem tem automóveis flex (que utilizam os dois combustíveis). Isso porque o desempenho do motor com gasolina é melhor. Mas a realidade não é necessariamente a mesma em todo o Estado, já que os preços praticados nas cidades são diferentes e até mesmo dentro delas, os postos trabalham com valores distintos devido à concorrência.

Para saber se a troca é realmente vantajosa, é preciso fazer uma conta simples (veja o quadro ao lado). O resultado da divisão do preço do álcool pelo da gasolina tem que ser menor do que 0,7. Caso contrário, o álcool deixa de valer a pena.

A enfermeira Talita Ledoux encheu com gasolina o tanque do carro esta semana, depois de um ano usando álcool. O motivo é o bolso.

_ Até a semana passada, abasteci com álcool. Agora, estou enchendo o tanque com gasolina pela primeira vez por causa do aumento do álcool – explica Talita Ledoux.

Para economizar ao dirigir

> Rodar com pneus com pressão 30% inferior à recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%. Se o motorista fizer as contas, depois de rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo.

> O aumento da resistência à rodagem dos pneus, em decorrência de uma suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros ou quando passar por alguma cratera ou trafegar em estrada muito esburacada.

> Muitos motoristas esquecem de trocar o filtro de ar. E um filtro de ar obstruído pode aumentar o consumo em até 10%.

> Rodar com aquele monte de tralhas no porta-malas contribui para elevar o consumo.

> Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve evitar esticar demasiadamente as marchas, evitar usar marcha fortes em trechos em que as mais leves seriam mais indicadas, evitar colocar em ponto morto na descida e evitar acelerar nos intervalos de mudança das marchas.

Fonte:Diário Catarinense

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