5 de out. de 2009

Poluição do ar diminuiu 15% no Dia Mundial sem Carro

A participação dos cariocas na campanha mundial “Um Dia sem Carro”, dia 22 de setembro, resultou em uma redução de 15% na poluição do ar. Sobretudo, de Partículas Inaláveis (PM10), principal indicador das emissões veiculares, conforme estudo divulgado nesta quinta-feira (01/10) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente.

Ainda segundo a Gerência de Qualidade Ambiental do Inea, a redução ocorreu a despeito de o mês de setembro ter sido atípico, quando foram registrados índices de poluição menores que o normal devido ao excesso de chuvas que removem os poluentes da atmosfera, e também ao fato de adesão à campanha ter ficado aquém das expectativas.

Conforme dados do monitoramento ambiental, aos sábados os índices de poluição atmosférica aumentam no Centro da cidade devido ao comércio e a permissão para estacionar ao longo das avenidas principais. Embora o evento tenha sido numa terça-feira, no dia 22/8, um sábado, foi registrada uma redução em condições semelhantes, inclusive climáticas.

Uma gravação para TV interditou parte da Avenida Antônio Carlos, próximo à estação de medição, reduzindo as emissões. Esse dado reafirma que com a redução do tráfego as emissões de poluentes caem. Nos dois dias também não choveu.

Conforme estudo da Organização Mundial de Saúde, cada 10 microgramas de Partículas Inaláveis (PM10) elevam em 4% o número de casos de doenças resultantes da poluição em crianças. A concentração de partículas entre os dias que antecederam e o dia do evento caiu 39%, de 64 para 39, ou 25ug/m³. Em caso de continuidade, essa queda representaria uma diminuição de quase 10% no risco de enfermidades.

Os equipamentos de medição do Inea são automáticos e monitoraram ininterruptamente a qualidade do ar em dois pontos do Centro do Rio. No estacionamento do Ministério da Fazenda, na Avenida Antônio Carlos, no Castelo, são medidos os índices de monóxido de carbono. Outras duas estações semi-automáticas medem o material particulado: uma de Partículas Totais em Suspensão (PTS), que coleta material de até 100 micra, e outra de Partículas Inaláveis (PM10), que coleta partículas menores que 10 micra.

O Dia Mundial sem Carro teve início na França, em 1998 e ocorre simultaneamente em 1.500 cidades de todo o mundo. A campanha tem objetivo de conscientizar a população para o uso excessivo do automóvel e consequentemente de combustível, um dos principais fatores de emissão de gases de efeito estufa, além de incentivar meios alternativos de transporte.

Fonte:Governo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário