28 de set. de 2009

Semana começa com agenda econômica fraca

A última semana de setembro começa com uma agenda fraca de indicadores econômicos. Nesta segunda-feira, os investidores da Bolsa de Valores de São Paulo terão pouco a observar além do índice de atividade calculado pelo Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) da região de Chicago. No Brasil, o Banco Central divulga a pesquisa semanal Focus, com as perspectivas das instituições financeiras para as principais variáveis da economia brasileira, e a balança comercial (saldo entre exportações e importações) semanal, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
“A segunda-feira tende a ser um dia morno, com viés de alta”, afirma o economista da LLA Investimentos, Sergio Manoel Correia. “A semana terá indicadores importantes, num momento em que o mercado começa a colocar em dúvida a recuperação da economia mundial, mas não hoje.”
Correia se refere a dados como índices de preços de imóveis nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) do país, gastos pessoais dos norte-americanos, além dos números do mercado de trabalho do país – o relatório de emprego conhecido como payroll. Todos estes dados serão divulgados no decorrer da semana.
Na sexta-feira, após algumas quedas, o Ibovespa conseguiu subir. Encerrou o pregão com alta de 0,52%, aos 60.356 pontos, após ter chegado a cair 0,48% durante o dia. Na semana, o índice teve recuo de 0,57% e, no mês, acumula ganho de 6,85%. Também na sexta, as bolsas dos EUA fecharam em baixa, com o índice Dow Jones perdendo 0,44% e o S&P 500 recuando 0,61%.

Fonte: Mariana Segala - AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário